TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  28/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - PROJETO DE TCC

SEMESTRE 2019-2

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome: Luciano Maia dos Santos

Matrícula: 201604134781

Email: lmaia2012@gmail.com

Nome da empresa: Alterdata Tecnologia em Informática ltda

Relatório referente ao período de: 03/06/2010  até o presente momento

1 INTRODUÇÃO

Este relatório foi começado literalmente de trás para frente, pois já atuo no meio contábil desde minha iniciação no mercado de trabalho, vivenciando o dia a dia das praticas contábeis, ficais, legais e comerciais das empresas. Só que com o Estágio supervisionado tive a possibilidade de verificar e analisar mais profundamente se alguns procedimentos são realizados com bases sólidas e poder verificar na literatura os temas correspondentes.

É uma matéria de extrema importância, ainda mais para quem vai iniciar no mercado, onde terá a oportunidade de vivenciar e praticar o que foi aprendido no seu período acadêmico. E por fim agregando mais valores a profissão escolhida.

O meu objetivo com conhecimento pratico e teórico e auxiliar cada vez mais gestores e colegas a terem uma contabilidade enxuta, seguindo regras e regulamentos dos CRC e CPC, para melhoria da profissão de contabilidade.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Alterdata atua a 30 anos no mercado de desenvolvimento de software para segmentos contábeis, comerciais, imobiliários e industriais. Alterdata está distribuída por todo o país através de sua Matriz em Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, com 37 filiais próprias e 57 representações comerciais, possuindo em sua estrutura mais de 1.300 colaboradores diretos e indiretos, atendendo a mais de 30.000 clientes ativos. Esta presente em 24 estados brasileiros, cobrindo 83 cidades e suas adjacências.

Iniciei minhas atividades na empresa em 2010 onde estou atuando até o presente momento como Técnico de suporte Externo (Master).

Minhas atividades dentro da empresa é aplicação de treinamentos e suporte à clientes na utilização dos softwares desenvolvidos, abrangendo a área de gestão contábil, comercial e imobiliária.

Contribuindo também para o nosso setor de desenvolvimento nas melhorias percebidas por clientes externos no que diz respeito a automatização de tarefas realizadas, onde buscamos a cada dia formas práticas e rápidas para um produto de excelência no mercado, gerindo o dia a dia das empresas em geral.

3 PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Reunião inicial juntos aos responsáveis da empresa (clientes)

Instalação

Configuração do Banco de Dados

Implantação, treinamentos

Suporte

Acompanhamento estatísticos do nível de satisfação dos clientes ref. Aos sistemas utilizados e implantados.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

4.1 - Automação Comercial:

- Instalação do software Gestão Comercial

- Configuração do Banco de Dados

- Treinamentos aplicados: Cadastros, configurações Fiscais, controle de estoque, lançamentos de notas fiscais eletrônica de vendas, emissão de cupom fiscal, importação de NFE, financeiro, Livro Caixa, DRE, relatórios gerenciais, suporte geral.

4.2 - Automação Contábil:

Instalação do software, Fiscal, Contábil e Departamento Pessoal

- Configuração do Banco de Dados

-  Treinamentos Fiscal: Preenchimentos de tabelas, apuração de impostos, emissão de Livros fiscais e Guias de apuração.

- Treinamento Contábil: Preenchimentos das tabelas, ajuste no plano de contas, lançamentos automáticos e manuais, importação de arquivos, emissão de Razão, balancetes, Diário, demais relatórios auxiliares.

-  Treinamento Departamento pessoal: Cadastros, tabelas, lançamentos, geração de folha de pagto, férias, 13º. Salário, rescisões, afastamentos, apurações gerais.

5 PROJETO DE PESQUISA APLICADA

5.1 TEMA DELIMITADO

        A importância da integralização dos sistemas para a contabilidade das empresas

5.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA:

        Vivemos em um mundo Globalizado e competitivo onde o tempo é precioso e escasso, influenciando diretamente na sobrevivência das empresas, seja de quaisquer seguimento.

        A informática já desde algum tempo é uma ferramenta indispensável para as atividades diárias.

        Mas o que muitas empresas não percebem ou demoram a perceber é referente as informações onde alguns gerentes de departamentos visualizam os relatórios inerentes ao seu setor dão um ok e a partir das informações aprovadas da inicio a um novo processamento, só que estas informações ao invés de serem processadas de forma automáticas são realizados novos input, retrabalho de digitação para o preparo de relatórios para os demais setores subsequentes de forma ainda arcaica e ultrapassada causando assim maior margem de erro, custos e retrabalhos.

                 

5.3 O PROBLEMA

         Sua empresa esta totalmente integralizada com a contabilidade?

Na minha vivência profissional tenho notado que quando questionado o diretor da empresa primeiramente responde que sim, mas quando vamos mais profundo o mesmo começa a ter duvidas sobre o fluxo de trabalhos realizados, pois muitos confundem informatização com integralização de sistemas.

Como exemplo pergunto se sua folha esta informatizada a resposta como não poderia ser outra é “sim, claro”, mas quando pergunto se sua contabilidade recebe estas informações automáticas percebo que em 65% dos casos a respostas é “não” ou “não sei”, estas questões estão relacionadas principalmente a falta de uma consultoria interna ou externa envolvendo não só a parte operacional, gerencial mais também Contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (946.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com