TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTÃO

Por:   •  25/5/2016  •  Artigo  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

IMPORTANCIA DA CONTROLADORIA PARA GESTÃO

Carmelinda Parizzi

RESUMO

O atual mercado competitivo vem exigindo que as empresas tenham informações concretas e precisas da real situação em que se encontram, tanto no ambiente interno, como no ambiente externo, essas informações auxiliam os administradores na tomada de decisões. É grande o número de empresas que estão buscando sistemas integrados que atendam a grande necessidade de informações cada vez mais rápidas e concretas, objetivando cada vez mais redução de custos e maximização dos lucros, uma das funções da controladoria é apresentar essas informações de forma que os diretores enxergam quais áreas necessitam de mudanças. Assim podemos destacar a importância da controladoria e do controller, que devido seus conhecimentos e habilidades através de sistema e relatórios obtém as informações necessárias a fim de direcionar a empresa para atingir seus objetivos e metas. O tema escolhido reflete o desejo de um aprofundamento sobre o que é controladoria, sua evolução, a participação no planejamento e no controle, o controller e suas as funções a importância na tomada de decisões.  Será feita uma pesquisa qualitativa com utilização de questionário semiestruturado para coleta de dados com profissional de nível gerencial. Além disso, serão utilizados os seguintes métodos de pesquisa: internet, livros, revistas, artigos etc.

Palavras-chave: controladoria, gestão, tomada de decisão

INTRODUÇÃO

            Este trabalho trata a importância do departamento de controladoria dentro da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, tem como objetivo destacar como o acompanhamento da controladoria nas tomadas de decisão é fundamental para que a empresa se mantenha do mercado e consequentemente atinja seu objetivos e metas.

A responsabilidade da contabilidade nas empresas vem aumentando, o mercado se expandiu e diversificou assim surgiu a necessidade de uma organização interna, onde se tem o objetivo de buscar ferramentas que consigam trazer as informações concretas de como a empresa se encontra.

Este trabalho, tem a intenção de mostrar a controladoria como uma ferramenta de gestão e resumidamente apontar como este departamento se tornou importante para empresa também como participa e controla em suas atividades seja medindo, avaliando, acompanhando, comparando ou apontando correções nos processos.

Sendo assim a controladoria aparece como o departamento responsável por fornecer aos diretores e administradores as informações necessárias, contribuindo para a tomada de decisões afim de atingir a eficiência e eficácia da empresa no mercado.

1. O QUE É CONTROLADORIA

A Controladoria é um segmento da Contabilidade onde seu principal papel é fornecer informações reais e concretas da real situação da empresa, essas informações vão auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

Algumas das funções da controladoria, otimizar dos resultados, cumprimento da missão e continuidade da organização, monitorar e processar as informações, apoiar avaliação de desempenho de cada área da empresa, auxiliar os gestores no controle dos processos, coordenar esforços na empresa como um todo.

Segundo Catelli (2001, p.346)

A controladoria é uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica, no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca induzi-los à otimização do resultado econômico.

  1. HISTÓRIA DA CONTROLADORIA

A controladoria surgiu no século XX, juntamente com o crescimento da competitividade e avanço tecnológico, as empresas se expandiram, então houve a necessidade de uma visão mais ampla da empresa e do mercado, principalmente informações econômicas e financeiras.

Neste contexto, surge a Controladoria como ferramenta para dar suporte aos empresários na tomada de decisão.

De acordo com Catelli (2001, p.344), “A Controladoria é uma evolução natural da contabilidade tradicional”. A contabilidade tradicional registra em suas demonstrações eventos passados, com base nessas informações a controladoria e os gestores projetam situações futuras, afim de evitar falhas e garantir um bom desempenho da empresa garantindo sua continuidade.

A principal função da controladoria no momento atual é definir um sistema de informação que atenda a empresa, conforme seu modelo de gestão, assegurando informações econômicas e financeiras concretas sobre o atual o momento da empresa e com base no presente projeta situações futuras.

Na figura abaixo, o Prof. Nilton Cano Martin, demonstrou as características que distinguem a controladoria da contadoria. Assim está demonstrado:

[pic 1]

Fonte: MARTIN, 2002, p.25.

2. A CONTROLADORIA E A GESTÃO

2.1 MODELO DE GESTÃO

Toda empresa tem um modelo de gestão, que nada mais é que um conjunto de princípios e regras, definido através de crenças e valores dos principais executivos da empresa.

O modelo de gestão facilita a estrutura organizacional e define objetivo e metas.

Teles e Vartaniam (1998, p. 62) destacam que:

 O modelo de gestão, que de forma explicita ou não, sempre existe numa empresa, é constituído de princípios permanentes que orientam a atuação dos gestores, procurando potencializa-la. O ponto de partida de um modelo de gestão é, logicamente, o conjunto de crenças e valores dos donos ou dos principais executivos da empresa’.

No processo de gestão, as empresas devem seguir etapa para atingir os objetivos traçados e que servem de suporte para tomada de decisão e resultados almejados. Etapas estas, apresentadas a seguir.

2-2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Definição de estratégias para atingir os objetivos de longo prazo da empresa com o ambiente a sua volta, definindo uma direção a ser seguida.

Etapas do planejamento:

Ambiente Externo: a empresa não tem controle sobre o ambiente externo, portanto os diretores devem ficar atentos a possíveis ameaças e oportunidades, devem monitorar situações e mudanças na economia, politica, sociedade e tecnologia.

Ambiente Interno: Analise da organização diante seu mercado de atuação, controláveis pela empresa, os gestores devem identificar o que precisa ser melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (315.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com