TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão de educação ambiental nas escolas

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução: Como já dizia o líder Nelson Mandela “A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo”. Baseando-se nesse ponto de vista temos vários fatores que comprovam que o ser humano está a cada dia sendo mais sustentável e passando ideias de sustentabilidade a diante. Em 20 de dezembro de 2002 a ONU aprovou uma resolução proclamando os anos de 2005-2014 a Década da educação para o desenvolvimento sustentável.

As instituições de educação estão mais preocupadas em formar cidadãos que se preocupem com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais, desde muito cedo a criança já tem aula sobre reusar, reduzir e reciclar, não jogar lixo na rua, não poluir a natureza, não desperdiçar água, dia da natureza entre outros. E isso é muito importante para a cabeça dos menores, pois é nessa idade que a mente deles estão se moldando e estão aprendendo com muita facilidade.

A educação na sustentabilidade não se restringe só as escolas, hoje existe grande parte de desenhos infantis que abordam tal tema como, por exemplo, a turma da Mônica onde eles abordam no anime a preocupação com a reciclagem do lixo, ensinando que reciclar é o melhor modo de cuidar do nosso lixo. Também há vários livros sobre cuidar dos nossos recursos como é o caso do livro da autora Ana Cristina Melo, “o Banho de Nina” conta sobre uma criança que gostava de tomar banho com seus brinquedos e desperdiçar bastante água, o livro faz com que os pequenos ao ouvirem ou ler tal obra veja a importância de não desperdiçar os recursos naturais.

Desenvolvimento: Além disso, a educação ambiental não pode ficar só na sala de aula as instituições devem se preocupar mais com o planejamento do seu material de ensino dando importância as aulas de meio ambiente, proporcionar feiras cientificas para ideias de projetos voltados a problemas sociais e ambientais, falar sobre ONGs criadas para proteção do mundo; greenpeace, SOS Mata Atlântica, ecoar, entre outros.

Outro assunto que é de extrema importância e muitas pessoas ainda não tem noção que existe é a lei para crimes ambientais Lei n° 9.605 de 12 de janeiro de 1998, tal lei assegura a preservação da fauna, flora, recursos naturais e patrimônio cultural. Os crimes contra a fauna são caracterizados como agressões cometidas contra animais silvestres, como caçar, pescar, matar, perseguir ou qualquer ato que possa lesionar a espécie e coloca-la em risco de extinção.

Os crimes contra a flora são: destruir ou danificar florestas de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues; causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação ou qualquer outro meio que venha atrapalhar o crescimento da flora. Também existe o crime de poluição acima dos limites permitidos pela lei é considerado crime ambiental, nessa lei prevê como crime a poluição que torne locais impróprios para uso ou ocupação humana, a poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público e a não adoção de medidas preventivas em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, caracteriza-se, como: Destruir, inutilizar, deteriorar, alterar o aspecto ou estrutura (sem autorização), pichar ou grafitar bem, edificação ou local especialmente protegido por lei, ou ainda, danificar, registros, documentos, museus, bibliotecas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com