TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Empresarial

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.332 Palavras (42 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABEIS

MILANE ARAÚJO ALVES ALCÂNTARA

AMBIENTE EMPRESARIAL

 

Livramento de Nossa Senhora - BA

2014


MILANE ARAÚJO ALVES ALCÂNTARA

AMBIENTE EMPRESARIAL

 

Trabalho de Ambiente Empresarial apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do semestre1 / 2 Dependência, incluindo conhecimento das disciplinas do 1º, 2º e 3º Semestre que são disciplinas de Teoria da Contabilidade, Psicologia Organizacional, Contabilidade Comercial, Ética, Política e Sociedade e Matemática Financeira.

Orientadores: Prof.ª: Joenice Leandro Diniz dos Santos, Sara Maria de Melo Elgenneni, Profª. Márcia Bastos de Almeida Okçana Battini, Prof. Fábio Rogério Proença e Prof. Merris Mozer e Prof. Adriane Loper.

Livramento de Nossa Senhora – BA

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1. ROTINAS TRABALHISTAS.        5

2.2. AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO        10

2.3. ANÁLISE MERCADOLÓGICAS REGIONAL..............................................18

2.4. PROCESSO CONTÁBIL        19

2.5. AMBIENTE EMPRESARIAL        29

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        36


1. INTRODUÇÃO

                         

 Na realização deste trabalho, serão utilizados nossos conhecimentos básicos adquiridos sobre as matérias: Teoria da Contabilidade, Psicologia Organizacional, Contabilidade Comercial, Ética, Política e Sociedade e Matemática Financeira.

                        Serão estudados os aspectos trabalhistas no gerenciamento contábil das entidades, de modo especifico no que diz respeito às rotinas trabalhistas, bem como,  as empresas devem garantir a comunicação e manter a relação entre empregado e empregador. Uma vez que digerir toda a movimentação da mesma, seja de caráter administrativo, financeiro, orçamentário e humano (mão-de-obra).   De suma necessidade e importância cabe ressaltar a nós futuros contadores a identificação dos aspectos trabalhista e suas influências no gerenciamento contábil das empresas, uma vez que destaca se também as tensões no ambiente de trabalho, a análise mercadológicas regional, mostrando de forma generalizada o processo contábil das empresas, focando no ambiente empresarial.

Utilizando de cálculos na contabilização do ramo contábil, da empresa temos como objetivo trazer dados contábeis que diz respeito ao AMBIENTE DE TRABALHO, onde serão expostas as e relatada no corpo do presente instrumentos, os tipos de avisos prévios, prazos de pagamentos, proventos e descontos, FGTS na rescisão, comunicação de dispensa – CD e requerimento de seguro desemprego, incluindo as tensões no ambiente de trabalho, falando sobre o estresse, os grupos de estresse no trabalho, quando a Administração, administra o estresse, processo de abertura de uma empresa de prestação de serviços, modelo de contrato social, ressaltando a taxa de desemprego no município, fatores, o que as instituições fala sobre a questão, e fazendo uma análise no ambiente empresarial.

               As empresas devem ter atuação cada vez mais rápida no sentido de melhorarem os níveis de serviços oferecidos, a partir de estruturas operacionais mais flexíveis, necessidade esta atrelada à premência de garantir um fator de diferenciação, principalmente quando os produtos de vários concorrentes possuem um mesmo grau de qualidade.

                   A questão vai além dos fatores mercadológicos, pois, para o atendimento das necessidades dos clientes, faz-se necessário levar em consideração a diversidade cultural dos mesmos. A empresa precisa estar sensível ao ambiente cultural em que sua oferta de produtos/serviços está inserida, de modo a encontrar as dimensões estratégicas que devem ser priorizadas no atendimento das expectativas dos consumidores, já que o não entendimento de fatores culturais pode interferir, de maneira crucial, na parceria entre empresas e clientes.

                                   Neste contexto, o que se busca, neste artigo é mostrar que uma abordagem representativa dos fatores culturais pode trazer benefícios para ambas as empresas neste relacionamento. Uma parceria desenvolvida a partir da consideração explicita das características culturais de seus participantes pode se fortalecer de maneira a ser duradoura e benéfica para todos.

          Nesse intenso movimento de mudanças, o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão. As preocupações de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.

          Na era atual a riqueza é produto do conhecimento. O conhecimento e informação, não apenas conhecimento científico, mas a notícia, a opinião, a diversão, a comunicação e o serviço, tornam-se matérias-primas básicas e os produtos mais importantes da economia.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1. Rotinas Trabalhistas

2.1.2. Os Tipos de Aviso Prévio

Empregado que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de 3 meses, quando não há mais acréscimos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66 Kb)   pdf (371.9 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com