TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Empresarial

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 21

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

( Anatole France)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS 4

2.1.1 Os tipos de Aviso Prévio 4

2.1.2 Prazos para pagamento 5

2.1.3 Proventos e Descontos 5

2.1.4 FGTS na rescisão 6

2.1.5 Comunicação de Dispensa – CD e Requerimento de Seguro Desemprego 7

2.1.6 Carta de preposição para pessoa que for fazer a homologação no sindicato ou documento de representação 7

2.2 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 8

2.2.1 O que é Estresse? 8

2.2.2 Todo estresse é ruim? Explique. 8

2.2.3 Três grupos de fatores potenciais de estresse no trabalho existentes 9

2.2.4 Quando a organização deve administrar o estresse 10

2.3 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 11

2.3.1 Qual a taxa de desemprego do município? 11

2.3.2 Quais os setores que estão demitindo mais? Por quê? 11

2.3.3 O que os sindicatos e organizações de trabalhadores do município estão falando sobre a questão do emprego/desemprego na cidade e região? Quais as perspectivas? 12

2.4 PROCESSO CONTÁBIL 12

2.4.1 Abertura de Empresa de Prestação de Serviços - Procedimentos solicitados pela Junta Comercial de Minas Gerais em Belo Horizonte. 12

A abertura de empresas segue quatro etapas: 12

2.4.2 Contrato Social 13

2.5 AMBIENTE EMPRESARIAL 20

3 CONCLUSÃO 22

4 REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

A presente atividade tem por objetivo apresentar informações importantes para o conhecimento do contador com relação às rotinas trabalhistas no que se refere à demissão de um funcionário onde serão abordados itens como os tipos de aviso prévio, prazos para pagamento, proventos e descontos, FGTS na rescisão, Comunicação de Dispensa e Requerimento de Seguro Desemprego assim como a Carta de preposição para a pessoa que for fazer a homologação no sindicato ou documento de representação.

No tópico seguinte serão abordados fatores relacionados às tensões no ambiente de trabalho e diferenças individuais que interferem no desempenho organizacional através da influência que exercem no desempenho das pessoas.

Com relação à análise mercadológica regional será citada, taxa de desemprego do município, quais os setores que estão demitindo mais e o que os sindicatos e organizações de trabalhadores do município estão falando sobre a questão do emprego e desemprego na cidade e região e quais são as perspectivas.

Quanto ao processo contábil serão citadas informações necessárias ao processo de abertura de uma empresa, assim como os passos para elaboração do contrato social e procedimento junto à junta comercial.

Para finalizar abordaremos sobre a importância da diversidade cultural existente em nossa sociedade no ambiente empresarial e como as empresas podem valorizar essas questões.

Dessa forma, o trabalho está estruturado da seguinte maneira: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

Na área trabalhista, existem normas que devem ser observadas com regularidade, onde se descreve, discute, calcula, firma e compara o conjunto de rotinas que serão seguidas pelo profissional, visando adequação à legislação laboral. Desta forma, previnem-se multas pela fiscalização e reclamatórias dos empregados na hora da demissão.

2.1.1 Os tipos de Aviso Prévio

Aviso Prévio é o nome que se dá no Brasil, à comunicação antecipada e obrigatória que, numa relação de emprego onde inexista prazo determinado para o fim do contrato, uma parte deve fazer à outra de que deseja rescindir sem justa causa o contrato de trabalho existente.

Esta comunicação deverá ser efetuada no prazo mínimo de trinta dias para contratos que tenham até um ano de vigência. Para contratos que tenham completado um ano serão acrescidos três dias ao período de comunicação obrigatória, sendo que a cada ano de vigência do mesmo contrato acrescentam-se mais três dias ao prazo mínimo exigido.

O Aviso Prévio possui a modalidade que será do tipo Trabalhado quando a parte comunicante deixar claro que haverá prestação de serviços durante o período de trinta dias, ou mais, conforme o tempo de vigência do contrato de trabalho. O Aviso Prévio Trabalhado é a regra geral e mais utilizado.

Já o outro modelo é o Aviso Prévio Indenizado, ele ocorre quando a parte comunicante não avisar com a antecedência de trinta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com