TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

                                        

O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

        

VIVIANE BRASIL HEIDEAMNN

BARRA DO BUGRES

NOVEMBRO/2017

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Atividade apresentada ao Departamento de Administração da UAB-Universidade Aberta do Brasil – UFMT, Módulo Básico – O Estado e os Problemas Contemporâneos-  Especialização em Gestão Pública, turma 01 – Polo de Barra do Bugres-MT.

Docente(S): Prof. Dr. Olivan da Silva Rabêlo e

Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de Souza

Tutor: José Mendes

BARRA DO BUGRES – MT

NOVEMBRO/ 2017

Etapa IV

Etapa 2 – Atividade de aprendizagem referente à unidade I e II.

1) Com base na leitura do fascículo apresente a principal distinção entre pobreza e desigualdade?

A pobreza afeta indivíduos, ou seja membros de uma população, já a desigualdade refere-se a uma parcela da população. A pobreza pode ser considerada como uma condição de indivíduos ou grupos, que são muitas vezes privados de meios de subsistência, como moradia, saúde, educação, etc. A desigualdade é uma parte da distribuição da riqueza, em uma dada população ou sociedade, exemplo: índios.

2) Estudos demonstram que a construção das identidades sociais está relacionada com o processo de identificação e pertencimento de um indivíduo a um grupo social. Assim, de exemplos (no mínimo 04) de critérios que podem ser usados para classificar o pertencimento em um determinado grupo?

O pertencimento em um determinado grupo social se faz por inclusão ou exclusão, utilizando critérios para classificar os “de fora”, os quais são essenciais para que se possa, também, definir quem está “dentro”. Exemplos de exclusão: Mulheres, renda, etc

Exemplos de inclusão: uso de uma língua, convicções políticas, convicções religiosas

3) Com foco na mitigação dos gargalos relacionados com o desenvolvimento e a expansão da educação brasileira, o Ministério da Educação no ano de 2007 implantou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PED). Apresente as principais caraterísticas deste plano?

O PDE é um conjunto de programas que buscam melhorar a Educação no Brasil, em todas as suas etapas, num prazo de quinze anos a contar de seu lançamento, em 2007. A prioridade do plano é a Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Os princípios do PDE são a educação sistêmica, ordenação territorial e desenvolvimento, tentando alcançar a ligação entre Educação, território e desenvolvimento. Como propósitos, qualidade, equidade e potencialidade. O plano se estrutura em cinco eixos principais: Educação Básica; Educação Superior; Educação Profissional, alfabetização e diversidade.

Através do PDE se prevê várias ações que visam identificar e solucionar os problemas que afetam diretamente a Educação, inclui ações de combate a problemas sociais que inibem o ensino e o aprendizado com qualidade.

4) Com a constituição de 1988 foi dado o início ao processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o qual passa a apresentar um conceito ampliado da saúde do cidadão. Assim, quais as principais bases deste novo de assistência?

O novo Sistema Único de Saúde (SUS) prevê a universalidade e equidade no acesso, a integralidade das suas ações e a participação social na sua gestão.

Através do princípio da Universalidade, hoje todo e qualquer brasileiro tem o direito a serviços públicos de saúde, independentemente de sua profissão ou de sua contribuição, através do SUS, e o princípio da integralidade afirma que que os serviços de saúde devem levar em conta as necessidades de cada indivíduo, tomado em suas múltiplas dimensões (biológica, psicológica e social), e o princípio da participação social, por sua vez, remete à intervenção direta da sociedade no planejamento, acompanhamento e na avaliação dos serviços de saúde. Esta ocorre através dos Conselhos e das Conferências de Saúde, que se organizam nos diversos níveis de governo: nacional, estadual e municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com