TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASO

Vinte e cinco anos depois de sua fundação pelo plantador de batatas Paul Kuck, a Regal Marine tornou-se uma força poderosa nas águas do mundo. Terceiro maior fabricante mundial de barcos (em vendas globais), a Regal exporta para 30 países, incluindo a Rússia e a China. Quase um terço de suas vendas é feita para o exterior.

O projeto de produto é crucial no altamente competitivo negócio de barcos de lazer: “Mantemos contato com nossos clientes e respondemos ao mercado”, diz Kuck. “Estamos lançando seis novos modelos somente este ano. Posso dizer que estamos na ponta mais agressiva do espectro. “Com as constantes mudanças nas preferências dos consumidores, combinadas com mudanças materiais e a engenharia naval em constante evolução, a função de projeto se encontra sob eterna pressão. Além dessas pressões, há também a permanente questão da competitividade de custos combinada com a necessidade de fornecer bom valor aos clientes.

Em consequência, a Regal Marine é uma usuária frequente do CAD (computer-aided design – projeto assistido por computador). Novos projetos ganham vida por meio do sistema tridimensional de CAD da Regal, adotado da tecnologia da indústria automotiva. A meta dos arquitetos navais da Regal é continuar reduzindo o tempo que vai do conceito ao protótipo e à produção. O sofisticado sistema de CAD reduziu não somente o tempo de desenvolvimento dos produtos como também os problemas com ferramentas e produção, resultando em melhor produção.

Todos os produtos da Regal, do Rush de 14 pés e US$ 11.000,00, ao iate Commodore, de 40 pés e US$ 225.000,00, seguem um processo de fabricação semelhante. Cascos e proas são feitos à mão separadamente, lançando-se no pré-moldados 3 a 5 camadas de laminados de fibra de vidro. Os cascos e proas endurecem e são então removidos para se tornar a infraestrutura e a superestrutura do barco. Quando passam para a linha de montagem, são unidos, e os componentes são acrescentados em cada estação de trabalho.

Conveses de madeira, pré-cortados na própria empresa por cortadores controlados por computador, são entregues pelo sistema just-in-time para instalação em uma estação, ou posto. Motores, um dos poucos componentes comprados, são instalados em uma outra estação. Conjuntos de fiação elétrica, construídos e organizados internamente, são então instalados. Um departamento interno de estofados fornece assentos, camas, painéis de instrumentos e outros componentes acolchoados personalizados. Finalmente, os acessórios cromados são postos em seus lugares, e o barco é então enviado ao tanque de testes da Regal para inspeção de impermeabilidade, calado e sistemas.

Em resumo, a Regal Marine faz uso do CAD/CAM para projetar o casco de um novo produto. Depois que um casco é retirado do molde, ele passa por uma linha de montagem em monotrilho. Um estoque JIT fornece motores, fios, assentos, pisos e interiores no momento necessário. No estágio final os barcos são colocados em um tanque de teste, onde um equipamento de simulação de chuva testa a impermeabilização. Todo esse processo redunda em projeto e produção mais rápidos e eficientes.

Como a maioria das manufaturas, a Regal Marine acha que deve despender uma grande parte de sua receita em compras. A Regal também descobriu que, quanto melhor seus fornecedores conhecem seus usuários finais, melhores serão o produto do fornecedor e o produto final da Regal. Um dos dez maiores fabricantes de barcos a motor doS EUA, a Regal está tentando diferenciar seus produtos em relação ao imenso número de barcos oferecidos por 300 outras empresas. Assim, essa empresa de Orlando trabalha em estreito relacionamento com os fornecedores para garantir inovação qualidade e entrega pontual.

A Regal já empreendeu numerosas ações para baixar os custos e elevar a qualidade, a responsividade e a inovação. Primeiro, trabalhando em relacionamentos de parceria com fornecedores que vão de fabricantes de para-brisas a fabricantes de controles de painel de instrumentos, a Regal trouxe inovações oportunas a um razoável custo para seus produtos. Os principais fornecedores estão tão estreitamente vinculados à empresa que se reúnem com projetistas para discutir as modificações de materiais a serem incorporados nos novos projetos de produtos.

Segundo, a empresa reuniu-se com 15 outros fabricantes de barcos em um grupo de compras conhecido com American Boat Buiders Association, para trabalhar com os fornecedores visando a diminuir os custos das grandes aquisições. Terceiro a Regal está trabalhando com alguns fornecedores locais para entregarem equipamentos e ferrolhos diretamente à linha de montagem, no sistema just-in-time. Em alguns desses casos, a Regal fez um acordo com o fornecedor de modo que a propriedade do material não é transferida até que as peças sejam usadas pela Regal. Em outros casos, a propriedade é transferida quando os itens são entregues à empresa. Essa prática reduz o estoque e os custos associados às entregas em grandes lotes.

Para finalizar, a Regal trabalha com uma agência de pessoal de Orlando para terceirizar parte do processo de recrutamento e seleção de empregados. Em todos esses casos, a Regal está demonstrando abordagem inovadora de gestão da rede de suprimento que ajuda a empresa e, em última análise, o usuário final.

Questões para Discussão

1) Que outras técnicas poderiam ser usadas pela Regal para melhorar a gestão da rede de surprimentos? (1 ponto)

Ter uma melhor projeção e planejamento da demanda e oferta dos produtos; intensificar os canais de comunicação das equipes para melhor controle dos processos; Ter um maior monitoramento com os fornecedores, buscando garantir sempre os melhores preços.

https://www.incontract.com.br/gestao-da-cadeia-de-suprimentos/

https://ibid.com.br/blog/gestao-de-suprimentos-como-reduzir-custos-e-melhorar-os-processos-da-sua-empresa/

2) Que tipo de resposta os membros da rede de suprimentos podem esperar da Regal em resposta à sua parceria na cadeia de suprimentos? (1 ponto)

A mais rápida e eficiente respostas, uma vez que a cadeia de suprimentos compreende o planejamento amplo da logística de bens e serviços, etapas de compras, estocagem e vendas. Que vai do momento de fabricação até a entrega do produto final ao cliente.

https://www.incontract.com.br/gestao-da-cadeia-de-suprimentos/

https://ibid.com.br/blog/gestao-de-suprimentos-como-reduzir-custos-e-melhorar-os-processos-da-sua-empresa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com