TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO CANCELAMENTO COMPRA BOEING

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO – CANCELAMENTO COMPRA BOEING

Considerando o cancelamento da compra da Embraer pela Boeing conforme reportada nas notícias acima, disserte sobre os impactos positivos e negativos do cancelamento da fusão dessas empresas.

Dentre os principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma fusão entre duas empresas, citam-se como o princípio de que elas irão conseguir porte e poder aquisitivo na conquista de novos mercados; diminuição dos custos produtivos; rede comum na distribuição e atendimento aos clientes. Diante disso, percebe-se que a fusão possibilita o aceleramento do processo de crescimento da empresa nacionalmente e internacionalmente, como ocorre no caso entre as empresas Embraer e Boeing.

Vale ressaltar que segundo Martelanc, Passin e Pereira (2010), os principais fatores e vantagens desse modelo transicional são:

Ganhos com economia de escala e outras formas de sinergia; viabilização da expansão em prazo mais curto, redução do custo da expansão e diminuição dos prazos de implantação e dos riscos de uma nova linha de produtos; redução dos riscos inerentes ao desenvolvimento interno de novos projetos ou produtos ou á montagem de estabelecimentos próprios em novos segmentos de mercado. Em vez de construir fábrica comprar máquinas, desenvolver produtos e correr atrás dos clientes, compra-se uma empresa funcionamento; aumento do poder de mercado diante de clientes, distribuidores e fornecedores; remoção de um concorrente potencial; remoção de barreiras à entrada em novos mercados; garantia de novos canais de distribuições e utilização de bases já instaladas; obtenção de vantagens fiscais.

Em suma, a fusão melhora o desempenho administrativo, informa acerca subavaliação da empresa, aumenta a participação no mercado, beneficia a empresa no que tange aos créditos fiscais, além de unir forças entre as empresas em relação à concorrência e incorpora os consumidores das organizações. Em suma, ao propor o cancelamento da fusão, as empresas não irão se beneficiar das garantias propostas acima, desencadeando impactos negativos.

No que tange às desvantagens, a associação entre as companhias poderá aumentar o preço de alguns produtos em decorrência do aumento do tamanho e da participação no mercado. Além disso, provoca mal alocação do capital dos conglomerados, destruição do valor por parte da combinação entre as empresas; promove problemas devido à operação conjunta entre empresas diferentes, seja por questões culturais ou humana dos funcionários, ou atém mesmo por questões gerenciais e distribuição de poder. Vale ressaltar que devido à fusão, corre o risco do consumidor se prejudicar, na medida em que a concorrência permite originar o produto e serviço cada vez melhores. No que se refere aos funcionários, possibilita insegurança e instabilidade do emprego, induzido o receio de perder o emprego. Diante disso, o cancelamento dessa fusão, as empresas irão se beneficiar com a anulação dos problemas relatados.

Nesse contexto, no caso das empresas Embraer e Boeing, é necessário que haja uma análise sobre os prós e contras da fusão. Diante disso, pode-se notar que a fusão entre as empresas não ocorreu como planejado, destacando acerca dos impactos positivos e negativos referentes ao seu cancelamento.

Referências Bibliográficas

MARTELANC, R.; PASSIN, R.; PEREIRA, F. Avaliação das empresas: um guia para fusões & aquisições e privaty. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SOARES, M. S. Fusões Aquisições: Modelando o Processo de Análise. Rio de janeiro 2005. 118p. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com