TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

UERGS - Unidade de Caxias do Sul

Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Componente Curricular: Contabilidade e Custos

Prof(a): Betina Magalhães Bitencourt

Aluna: Rosinei de Moraes

CONTABILIDADE E CUSTOS

ESTUDO CASO - AVALIAÇÃO II

1) Qual é a margem de contribuição deste produto, considerando que as despesas variáveis da empresa representam 7,5% em impostos e mais a comissão de 3%, totalizando 10,5% sobre o preço de venda?

R: Margem de Contribuição, isto é, a contribuição deste preço de venda para pagar as despesas fixas e gerar lucro, é de R$ 3,42 por unidade ou 22,8% do preço de venda.

2) Antônio fazia contas considerando os 50% sobre custos e imaginava que a sobra que teriam após pagar as despesas variáveis de 10,5% seria de 39,5% (50% menos 10,5%) e que mesmo descontando o percentual médio das despesas fixas sobre as vendas, que era de 17,5%, ainda teriam um lucro de 22%. Isso está correto? Por quê?

R: Não. Esse era o erro que estavam fazendo, pois no cálculo correto, a margem de contribuição, representa 5,27% de lucro. E, além disso, ainda teriam que ser pagas as despesas fixas, reduzindo ainda mais o lucro. Vale ressaltar que tudo depende do volume total das vendas, afinal, com a venda de somente uma unidade, não é possível pagar as contas da empresa.

3) Antônio propôs praticarem um novo percentual de 35% sobre os custos para voltarem a ter competitividade de preço, e ainda assim, lucro. Se isso for feito, como ficará o cálculo de margem de contribuição com base no produto analisado da empresa? Eles conseguirão solucionar o problema com esta medida? Por quê?

R: Não resolveriam o problema, tendo em vista que, se isso fosse feito sem avaliar a Margem de Contribuição, eles poderiam se envolver numa situação econômica de risco.  Se praticassem 35% sobre os custos, o   novo valor do preço seria = R$ 13,50, dando prejuízo -0,28. 

4) Após todos estes cálculos, você aconselha os sócios a, sempre que possível, calcular uma boa margem de contribuição e ainda permanecer com preços inferiores aos da concorrência. Eles concordam, mas perguntam como fazer isso sem perder a qualidade e a participação no mercado. Cite ao menos 2 conselhos que você daria aos sócios para que eles consigam resolver este impasse.

R: Seria ajustar os valores dos preços de venda para que apresentem boa margem de contribuição e ainda permaneçam inferiores aos valores dos preços de venda da concorrência. Os sócios poderiam agir das seguintes formas: Negociar mais com seus fornecedores para reduzir ao máximo os custos variáveis dos produtos/serviços vendidos; procurar mais orientações sobre enquadramento tributário para, se possível, diminuir o valor das despesas variáveis com impostos; procurar sempre remunerar os esforços para realizar vendas. Pagar comissões é uma das ações mais praticadas. Também, é preciso desenvolver estratégias para que o valor das comissões represente menos no total das despesas variáveis e, ao mesmo tempo, manter elevado em seus colaboradores, o desejo de vender mais; e por fim avaliar como está sendo administrada e funcionando sua empresa, e com isso, buscar cada vez mais gastar menos com valores de despesas fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com