TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  16/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso Clarkson Lumber Company

Patrícia de Araújo Blanco Carvalho

Trabalho da disciplina Mercado Financeiro de Capital Tutor: James Dantas de Souza.

Nova Lima 2018

21

[pic 3]

Estudo de Caso de Harvard: Clarkson Lumber Company

Referência: Thomas R. Piper

A Clarkson Lumber Company é uma empresa fundada em 1981, com parceria entre o Sr. Keith Clarkson e o cunhado Henry Holtz. Em 1994 o Sr. Clarkson adquiriu do Sr. Holtz a participação da empresa.

Na primavera de 1996, depois de um rápido crescimento nos negócios nos anos anteriores, a Clarkson Lumber Company previu um aumento substancial nas vendas. Apesar de um bom lucro nos anos anteriores, houve uma falta de ativo, portanto sentiu a necessidade de aumentar seu empréstimo com o Banco Suburbano, que por sua vez, devido a política do Banco, Limitou os empréstimos a um teto de U$ 400.000 a qualquer mutuário. Além disto, o Banco requeria do Sr. Clarkson que garantisse o empréstimo pessoalmente. Portanto, devido às limitações impostas pelo Banco Suburbano, o Sr. Clarkson foi à procura de um novo relacionamento bancário, que proferisse um empréstimo maior e sem tanto comprometimento pessoal.

O Senhor George Dodge, funcionário do Banco Nacional de Northrup foi apresentado ao Sr. Clarkson através de um amigo. Os dois tiveram uma conversa inicial sobre o possível empréstimo pelo Banco Nacional Northrup, no qual apresentasse uma linha de crédito a empresa Clarkson Lumber Company de até U$ 750.000. A proposta do aumento de crédito seria para ampliação da lucratividade da empresa, e poder permitir ao máximo descontos comerciais e com isto aumentando o seu quadro de clientes.

Após esta conversa, o Sr. Dogde solicitou ao Departamento de Crédito do Banco que investigasse o Sr. Clarkson e sua empresa.

O levantamento obtido pelo Banco Nacional Northrup foi o seguinte:

  • O Sr. Clarkson ao adquirir a parte do sócio o Sr. Holtz, contraiu uma dívida por nota promissória no valor de U$ 200.000 a serem pagos com juros de 11% com prestações semestrais de U$ 50.000, a partir de 30 de junho de 1995.
  • A empresa Clarkson lumber Company fica estabelecida no subúrbio de uma grande cidade a noroeste do pacífico dos Estados Unidos e continha um terreno com acesso a um desvio ferroviário, onde há construído armazéns e sua atividade limitava-se a distribuição de produtos de madeira na área local, tais como: Molduras de compensados, portas e caixilhos,

22

[pic 4]

onde se oferecia descontos para compras em quantidades maiores e condições de crédito de 30 dias líquidos em contas em aberto.

  • O volume de vendas foi estimado conforme relatório abaixo:

  • Fôra investigado a pessoa do Sr. Clarkson, no qual constatou-se que ele é um homem de 49 anos, enérgico, que trabalha muitas horas por dia, com a ajuda de um assistente. No início de 1996 havia 15 funcionários, dos quais oito trabalhavam no terreno, dirigiam caminhões e sete ajudavam no escritório e nas vendas.
  • Investigação Empresa x clientes: A investigação consiste em confrontar várias firmas que fazem negócios com o Sr. Clarkson, e o gerente de um dos seus grandes fornecedores, a Barker Company, escreveu em resposta a solicitação do banco sobre a índole do Sr. Clarkson:

“ A operação conservadora da empresa é interessante para nós. Ele não desperdiça dinheiro em investimentos de fábrica desproporcionais. Suas despesas operacionais não podem ser mais baixas . Ele tem controle pessoal sobre cada detalhe do seu negócio e muito discernimento e mais vontade de trabalhar do que qualquer pessoa que já conheci. Isto além da sua personalidade, lhe dá um bom faturamento, e, pela minha própria experiência em vê- lo trabalhar, sei que ele faz de perto a supervisão de seus créditos.” Todas as outras cartas comercias recebidas pelo banco endossaram essa opinião.

  • Além do negócio de madeira o Sr. Clarkson possui uma casa com a participação de sua esposa que na sua construção o valor era de U$ 72.000 e no qual, parte consta hipotecada sob o valor de U$ 38.000. Sua avaliação na data da investigação foi de U$ 85.000. Além da apólice de seguro em nome da Sr. Clarkson no valor de U$ 70.000.

Análise estatística da empresa Clarkson Lumber Company:

2

3

[pic 5]

Nota: Após análise do coeficiente de liquidez da empresa, o retorno sobre vendas e retorno sobre patrimônio Liquido apresentados, o banco notou que o mercado está preparado para os produtos da empresa e que a previsão de venda é favorável, esperando um faturamento para 1996 de 5,5 milhões. Estimou-se ainda o declínio nas vendas em decorrência da desaceleração econômica geral, contudo as vendas de Clarkson Lumber estejam protegidas até certo ponto, visto que ha propostas de novas construções e consta em alta seus negócios com consertos. Portanto a perspectiva de crescimento contínuo no volume de negócio da Clarkson Lumber para o futuro, parecida promissora.

24

[pic 6]

  • Análise        do        Balanço

Patrimonial:

Despesas Operacionais:

Nota: em análise do Balanço Patrimonial e Levantamento das Despesas Operacionais, o Banco verificou o aumento rápido nas notas e contas a pagar no período de 1995 e 1996. Habitualmente, sobre compras no atacado é dado desconto de até 2% para pagamento feitos em até 10 dias da data da nota fiscal. De acordo com a análise dos gráficos acima, o Sr. Clarkson pouco se beneficiou destes descontos (demonstrados no levantamento de

52

[pic 7]

despesas operacionais) por causa da escassez de fundos, resultantes pela compra da participação do Sr.Holtz na empresa e de investimentos adicionais em capital de giro associados ao aumento do volume de vendas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (549.1 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com