TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso: Rede Sheraton

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

  Emili Cristina de Oliveira Targino       RA:124728

Estudo de Caso: Rede Sheraton

  1. Identifique todos os elementos que reconheça de seu macroambiente e classifique-os, prestando especial atenção aos fatores culturais de República Banana.
  • Variáveis políticas
    A República Banana é um descobrimento recente para o mercado Turístico, pois até a pouco tempo era conhecida por sua instabilidade política. Seu principal problema era a falta de estradas e a pouca capacidade de seu aeroporto. Além disso, existe uma baixa inflação e os preços das matérias-primas e dos serviços em geral são muito baixos.

  • Variáveis econômicas
    Um dos principais bancos da ilha, que é público, aportou boa parte do financiamento necessário para a construção dos hotéis da rede em forma de créditos e de uma participação minoritária no negócio.
  • Variáveis sociais
    A República Banana é um descobrimento recente para o mercado Turístico. É uma sociedade agrária e rural, de vida tranquila, que aproveita qualquer oportunidade para fazer uma festa. A grande vantagem dos trabalhadores da ilha é que eles vêem a empresa como uma grande família, são companheiros e existe muita coesão entre os grupos de trabalhadores, mas não tem nenhuma formação no setor turístico.
  • Variáveis tecnológicas
    A Rede Sheraton começa a se dedicar a um novo negócio muito lucrativo, a exploração de hotéis que utiliza a formula de tudo incluído (all inclusive), mas com a particularidade de que esta fórmula será utilizada em hotéis ecológicos. Devido à experiência, os diretores da Rede Sheraton não tem nenhum problema para gerenciar os serviços básicos que se oferecem nesta forma de turismo. Praticamente todos os
    serviços são padronizados e estão descritos detalhadamente nos manuais de operações.
  • Variáveis geográficas
    Os cinco estabelecimentos com que a Rede Sheraton começou sua atividade estão localizados na República Banana.
  • Variáveis ecológicas
    A natureza e o estilo de vida seriam os dois argumentos que diferenciaram a Rede Sheraton de seus concorrentes, com seus cinco hotéis que se integram perfeitamente ao ambiente, tendo
    em vista que sua arquitetura preservou grandes espaços verde.
     Além disso, toda a flora que sofreu durante a construção dos estabelecimentos foi replantada e com a ajuda do clima tropical logo recuperou seu esplendor.
  • Variáveis Legais
    O governo da ilha tem mostrado sua satisfação com esta forma de atuar e existe uma opinião favorável da população sobre os benefícios econômicos e sociais que a Rede Sheraton pode proporcionar à ilha.

2.    Identifique os elementos do ambiente de tarefas que aparecem.

  • Consumidores

A rede tem bem amarrados seus clientes principais, as operadoras de viagens. Mas o verdadeiro foco de atenção é o cliente final, normalmente jovens com um poder aquisitivo médio e que procuram combinar sol e diversão em um espaço natural com baixo preço.

  • Fornecedores
    Empresa de abastecimento a estabelecimentos hoteleiros localizada na ilha que fornece alimentos, produtos cosméticos e higiênicos, produtos de limpeza, bebidas, produtos de cama, mesa e banho ao hotéis da rede.

  • Concorrentes
    forte concorrência entre as cadeias hoteleiras que tentam atrair seus clientes com preços baixos e a mesma fórmula de tudo incluído (all inclusive). A principal ameaça que existe é a única companhia aérea que mantém vôos regulares para a ilha partindo de Miami.

  • Grupos reguladores

3.    Que tendências do ambiente turístico podem ser observadas?

A rede oferece a eles o que eles querem, um serviço completo por um preço
fechado. Cada vez mais se procura qualidade e uma atenção esmerada ao cliente, que somente redes como o Sheraton, graças a sua experiência no setor, pode
oferecer sem problemas e a um custo razoável. Custo e qualidade são garantidos pelo trabalho de uma empresa de abastecimento a estabelecimentos hoteleiros localizada na ilha que fornece alimentos, produtos cosméticos e higiênicos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com