TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Negociação

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1 - O Processo de Negociação.

Antes de definir o processo de negociação como sistema de transformação de entradas em saídas é importante contextualizar uma breve explicação sobre sistemas.

A palavra sistema foi emprestada das ciências exatas, em termos preciosos, como uma equação matemática que descreve alguns relacionamentos entre suas variáveis.

Uma transformação de entradas e saídas: é a abordagem de entradas e saídas, também chamada de abordagem casual ou visão sistêmica como processo.

O analise e interpretação do processo de negociação a partir de abordagem de entradas e saídas.

Esse processo pode ser definido a partir da analise dos objetos que compõem o sistema e negociação.

Alguns autores conceituam os objetos de um sistema com seus elementos. Assim do ponto de vista estático, são as partes do sistema, e do ponto de vista funcional são as funções desempenhadas pelas partes do sistema. Essas Partes podem ser subdivididas em: entradas, que são a força inicial, fornecendo ao sistema as necessidades operacionais, processos, que transformam as entradas em saídas, e as saídas, que são os resultados das operações do processo ou a razão da existência do sistema.

Para ressaltar uma ampla definição do que seria negociação: alguns ressaltam a importância das variáveis básicas (a informação, o tempo e o poder), outros enfatizam a importância da comunicação, outros ainda ressaltam busca pelo acordo e a procura por relações duradoura vinculam tudo isso a solução de conflitos.

A negociação ideal pode ser definida como um processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, sejam afinidades ou conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio de relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.

As entradas de um sistema podem ser encontradas com diversas terminologias: estímulo influencia ou inputs, significando começo, ou melhor, o inicio do processo de um sistema.

As saídas de um sistema podem ser encontradas com diversas terminologias: respostas, consequências, resultados ou outputs. Representam a conclusão do sistema.

Esse processo de negociação pode ser definido sob o prisma sistêmico ganho- ganha da seguinte maneira: os inputs (como as diferenças individuais, os valores pessoais dos envolvidos, os interesses comuns, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade, considerando seus aspectos positivos, serão processados via negociação; com o objetivo de obter outputs, com as conquistas de pessoas, as concessões, a persuasão, a satisfação das necessidades, a decisão conjunta, o acordo, a solução o conflito, os benefícios do conflito, os benefícios duradouros e a visão estratégica).

Os inputs e os outputs estarão se retroalimentando por meio do feedback, atuando no processo considerado e em novos processo que surgirão.

Existem outras formas de analisar processo de negociação como sistema de transformação de entradas e saídas. Modificando se as entradas, o ambiente ou outro fator que exerça influencia vital no processo, os resultados serão diferentes, podendo trazer consequências negativas apara o processo como um todo.

A transformação de uma entrada negativa gerara uma saída negativa e que como consequência ocorrera à quebra de relacionamentos. Questiona se, quais seriam essas entradas negativas e como evita-las.

As entradas negativas consideradas nesse processo foram: diferenças individuais, valores pessoais, conflitos, manipulação do poder e informação, ausência de participação, limites rígidos.

A real importância de analisar o processo de negociação como um sistema de transformação de entradas em saídas, além da compreensão de todos os objetos que fazem parte do sistema que leva a uma negociação ganha-ganha, é a possibilidade de prever resultados por meio do uso de inputs positivos, abrindo caminho para negociações futuras.

O processo de negociação pode ser aplicado em qualquer situação pratica, introduzindo novos componentes conforme a exigência do contexto.

O ideal é a aplicação do processo de negociação como sistema de transformação de entradas positivas em saídas positivas (e não como um sistema de transformação de entradas e saídas negativas).

Com o objetivo a aplicação do processo em um sistema de negociação ganha-ganha, o negociador deverá seguir alguns passos, que deverão ser mapeados mentalmente, antes do inicio do processo:

● Verificar ambiente;

● visualizar os objetivos;

● identificar as entradas;

● administrar o processo.

Estilo de negociação – A maneira pessoal de realizar negociações

A abordagem das culturas mais difundida no estudo das negociações internacionais distingue as culturas de alto e baixo contexto. As culturas de alto contexto se traduzem por  negociações longas, consagrando a cada tarefa o tempo que foi necessário, em que o aspecto jurídico é menos importante a palavra dada é o maior compromisso, onde as pessoas não tem o espaço vital. Por sua vez, as culturas de baixo contexto se  traduzem por negociações curtas, o pois o tempo é dinheiro, e o aspecto jurídico é mais importante, valendo mais o que estiver escrito, e onde as pessoas mantem um espaço vital reagindo ao seus invasores .

A cultura é fator determinante no sucesso ou fracasso das negociações, mas, embora os diferentes estilos de negociação dos países fossem fundamentais para o sucesso, o conhecimento das diferenças culturais no estilo de negociação era condição necessária, mas não suficiente para obter o sucesso nos negócios.

A significância causal da cultura, e, consequentemente, do estilo de comunicação, para as negociações, não esta em definir os fins ou resultados da ação, mas no processo de estratégia de desenvolver a troca de propostas para se chegar ao acordo negociado. Os resultados de uma negociação podem ser explicados pelas características dos negociadores, a situação em que é realizada e pelo processo da negociação em si, sendo essas três categorias de variáveis influenciadas pela cultura.

A habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade interpessoal, provavelmente, a dimensão mais esquecida no processo.

Estilo de negociação é a descrição de todas as características de comportamento de um individuo envolvido em um encontro de negociação, incluindo a impressão inicial, as atribuições de situações vivenciadas, as questões de outras fontes não relacionadas ao conhecimento e o comportamento subsequente durante as negociações.

O estilo de um negociador é imutável, acompanhando as pessoas por toda a vida, sendo possível esconder o verdadeiro estilo por algum tempo, mas nunca indefinidamente. Todo tem características dos quatro estilos, embora com predominância maior em um deles. A maioria das pessoas tende a utilizar uma combinação de estilos, passando do seu estilo dominante para o estilo recorrente. O estilo secundário é utilizado quando as pessoas mudam de reação devido às mudanças no clima da negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com