TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.991 Palavras (16 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 16

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

1-GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1-CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

1.2-GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

1.3-PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

1.4-RISCO E RETORNO

1.5-PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO

1.6-PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

2-NOÇÕES DE ATUÁRIA

2.1-CONCEITOS DE ATUÁRIA

2.2-PREVIDÊNCIA NO BRASIL

3-DIREITO EMPRESARIAL

3.1-SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES

3.2-OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS

4-CONCLUSÃO

5-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Introdução

No trabalho que será apresentado serão abordados os respectivos assuntos: gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial; onde será feito uma breve conceituação de cada item buscando o entendimento mais profundo de cada um deles esclarecendo de forma simples e objetiva a importância do administrador ter o controle eficiente dos recursos financeiros da empresa de forma a garantir a estabilidade das operações da organização e por outro lado a rentalidade.

1- GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Gestão financeira e orçamento empresarial sao indispensáveis em uma entidade para a administração empresarial saber os lucros e despesas que uma empresa possui além de englobar vários aspectos importantes e fundamentais para o bom funcionamento da entidade.

1.1- CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Gestão significa gerenciamento; administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas a ser gerida ou administrada tendo como objetivo o crescimento da entidade.

A administração financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão,podendo ser encontrada em qualquer organização e as quais cabem as análises concretas incluindo decisões e atuações que estão relacionadas com os meios financeiros necessários. Integrando assim todas as tarefas ligadas a obtenção , utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

É importante observar que os princípios financeiros sempre serão aplicados em algum momento seja em uma grande empresa ou em uma de pequeno porte. Um exemplo disso é os micros mercados, eles são um nicho que grande parte da população tem atuado.

Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestao financeira apresente bons resultados, não se esquecendo de tomar muito cuidado e pensar bastante para que nada dê errado.

1.2-GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão das necessidades de caixa nas organizações nos dias atuais é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas por causa da globalização além de muitas empresas estarem também perdendo a sua continuidade por falta da adminstração eficiente do caixa.

O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e dinâmicas e mostra de forma transparente a verdadeira situação financeira da empresa. Se for preciso administrar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa, o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A aplicação do fluxo de caixa na empresa juntamente com a avaliação da capacidade informativa do fluxo de caixa, frente à demonstração do resultado do exercício, comparando as informações geradas por essa no que se importa para a gestão empresarial e reforçando ainda mais a ideia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática , servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

1.3-PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

As decisões de investimento dizem respeito a destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes(circulantes) e não correntes(realizáveis a longo prazo e permanentes)considerando a relação adequada de risco e de retorno aceitável. Com isso pode pode-se citar algumas das principais decisões de investimento como por exemplo: participações em outras empresas, investimento(participações) em coligadas e controladas aplicações financeiras diversas (médio e longo prazo), bens móveis e imóveis, etc

Porém mais importante que a escolha do investimento,é a elaboração de um projeto, tendo como objetivo verificar sua viabilidade, para se ter como base dados sólidos, diante de uma decisão tão importante, que deve ser favorável à organização.

Quando se faz um investimento , alguns fatores devem ser observados, diante de uma possibilidade de o planejado não via a acontecer.Sempre há um risco inerente , o retorno esperado pode não vir a acontecer e, dependendo do investimento, pode se ter inclusive prejuízo.

Dessa forma então depois da escolha do investimento e do projeto montado cabe ao administrador financeiro juntamente com outras áreas da organização aprovar o projeto e sua implantação, ou se necessário refazer o projeto para avaliar novas alternativas para o alcance dos objetivos que nesse caso é o lucro.

1.4-RISCO E RETORNO

Tudo o que é feito na atualidade esta suscetível ao risco. Ele está presente em toda e qualquer atividade essencialmente quando se trata de patrimônio organizacional. Atualmente , com os probemas financeiros mundiais, uma boa administração que consiga prever os riscos se torna indispensável , pois os reflexos de uma crise são sentidos por todo. Dessa forma a administração ou gestão desses riscos é fundamental para a tomada de decisão que possa anular, aceitar ou ate minimizar o risco.

O risco e o retorno são os dois lados da moeda, para qualquer tipo de investimento; são os pontos chave de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização principalmente do administrador financeiro, pois eles que viabilizarão ou não a realização dos projetos de investimentos.

Os riscos podem variar dependendo da situção e do que se quer investir e estes podem ser por exemplo:risco de mercado, riscos políticos, risco de taxas de juro, risco de créditos, e etc. Dessa forma o investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de riscos associados a cada tipo de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com