TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA - MULTIVIX

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DANIELI BRAIDE DA SILVA

EDJANE MARIA RICARDO

JAQUELINE LOPES CONCEIÇÃO

JOÃO PEDRO FERRAZ PINTO

PLANEJAMENTO: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

NOVA VENÉCIA 2016

DANIELI BRAIDE DA SILVA

EDJANE MARIA RICARDO

JAQUELINE LOPES CONCEIÇÃO

JOÃO PEDRO FERRAZ PINTO

PLANEJAMENTO: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

Trabalho apresentado à disciplina Controladoria do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.

Professora: Luana Gomes Sélia.

NOVA VENÉCIA 2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        CONCEITO DE PLANEJAMENTO        4

2.1        TIPOS DE PLANEJAMENTO        5

2.1.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        5

2.1.2        PLANEJAMENTO TÁTICO        7

2.1.3        PLANEJAMENTO OPERACIONAL        7

3        CONCLUSÃO        9

4        REFERÊNCIAS        10

3

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa para alcançar excelência em sua estrutura organizacional, seus produtos e serviços, deve está totalmente atenta ao ambiente o qual está inserida, seja ele interno ou externo, pois este é mutável. Portanto, descobre-se a importância de planejar.

Para Chiavenato (2007, p.138) “[...] o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle”.

Partindo deste contexto, neste estudo será abordado o conceito de planejamento, bem como seus tipos, características e vantagens e desvantagens.

4

2 CONCEITO DE PLANEJAMENTO

O planejamento está relacionado a várias etapas do cotidiano de uma pessoa, seja no profissional ou no pessoal. No administrativo, as organizações devem estruturar seus métodos de operação com a finalidade de alcançar objetivos pretendidos, tomando o ambiente presente como base de previsão, o que é uma forma de antecipar fatos que irão ocorrer na entidade.

Para Chiavenato (2007, p. 138):

[...] o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

O planejamento está focado no futuro, mas este depende das decisões tomadas no presente. Portanto, o planejar é um processo continuo, o qual é fundamental para garantir a eficiência no processo de tomada de decisão.

O ambiente em que a organização está inserida pode ser dinâmico, complexo, competitivo, ou seja, flexível, logo a gestão requer o reconhecimento deste, para dar continuidade em suas atividades sem grandes surpresas futuras.

Segundo Oliveira (apud STEINER, 1969, p. 12) pode-se destacar as cinco dimensões do planejamento:

A primeira dimensão corresponde ao assunto abordado ou a meta a ser alcançada, como por exemplo, sobre a produção, pesquisa, etc.

A segunda corresponde aos elementos do planejamento, como objetivo, orçamentos, etc.

A terceira corresponde ao tempo de planejamento, que pode ser a curto, médio e ou longo prazo.

5

A quarta corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado.

E por último a quinta dimensão, que corresponde às características do planejamento, saber se será um planejamento simples ou complexo.

2.1 TIPOS DE PLANEJAMENTO

Nos diferentes níveis organizacionais em que o planejamento é construído, destacam-se: planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento operacional.

2.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico diz respeito à cúpula da organização e abrange toda a organização, é voltado para estabelecer a melhor direção a ser seguida alocando a entidade em seu ambiente interagindo com o mesmo. Ele pesquisa as ameaças e as oportunidades do mercado, desenvolvendo estratégias para atestar as medidas preventivas. Geralmente, é projetado para longo prazo.

De acordo com CHIAVENATO (2007) apresenta as seguintes características:

  • É projetado no longo prazo: depende do tipo investimento ou aperfeiçoamento;
  • Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: sujeito a incerteza e imprevistos do mercado competitivo;
  • Situa-se no nível institucional;
  • •Envolve a empresa como um todo: deve envolver o comportamento global.

Catelli (p. 138, 2001) observa que:

A fase de planejamento estratégico tem como premissa fundamental assegurar o cumprimento da missão da empresa. Essa fase do processo de gestão gera um conjunto de diretrizes estratégicas de caráter qualitativo que visa orientar a etapa de planejamento operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com