TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 1

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SANTA MARIA – RS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

MARCOS ROBERTO VICTOR HENRIQUE

RA 1928966959

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APLICADO AOS CURSOS SUPRIORES DE TECNOLOGIA I

(PROINTER – I)

Santa Maria – RS

Abril de 2015

MARCOS ROBERTO VICTOR HENRIQUE

RA 1928966959

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APLICADO AOS CURSOS SUPRIORES DE TECNOLOGIA I

(PROINTER – I)

Atividade prática supervisionada apresentada como Requisito de avaliação nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, no Curso De Tecnologia Em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Polo De Santa Maria – RS, sob a orientação do (a) Prof.(ª) Tutora Ead Camila Menezes Costa

 

Santa Maria – RS

Abril de 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................................

RELATÓRIO...............................................................................................................................

Observações relevantes a respeito da entrevista e da empresa do entrevistado

Ideia de empreendimento

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................

ANEXOS......................................................................................................................................

Entrevista realizada com o senhor Jorge Edgar S. Ribeiro, dono da rede de empresas Canal Artigos Militares, em Santa Maria - RS

INTRODUÇÃO

Provavelmente todas as pessoas em algum momento da vida já tiveram vontade de montar um negócio, seja em caso de desemprego, vontade de ficar autônomo ou apenas porque viram a oportunidade, todos já quiseram se tornar o próprio patrão. Porem a grande maioria desiste de colocar seu sonho em pratica antes mesmo de começar, as pessoas têm medo de colocar suas economias de anos na montagem de um negócio e perder tudo.

Muitos fracassam ainda nos primeiros meses, ou simplesmente desistem após aparecerem as primeiras dificuldades, por isso saber para onde se pretende ir e quais as formas de chegar a este destino é essencial para a continuidade do negócio, só boas intenções não bastam. Diariamente o empreendedor terá obstáculos a serem vencidos, onde será preciso acima de tudo ter perseverança, determinação e um bom planejamento para não ser pego de surpresa por determinadas circunstâncias.

Para um empreendedor que pensa em abrir seu próprio negócio o planejamento é a ferramenta indispensável antes mesmo de abrir o negócio, a falta de planejamento é a grande causa das mortalidades das empresas. Por isso e necessário estudar a fundo o seu público alvo, buscar fornecedores adequados as suas necessidades e ter um time composto de pessoas que condiz com a visão da empresa. O negócio planejado contribui para todos: o próprio empreendedor, os colaboradores e a sociedade como um todo. Quando empresas fecham todos saem perdendo, sem exceção todos em geral.

Consequentemente antes de abrir um negócio o empreendedor deve procurar orientações, buscar informações, dados, estatísticas e fazer pesquisas direcionadas ao seu negócio. E somente quando estiver seguro do seu empreendimento iniciar as atividades com total empenho. Os que alcançam o sucesso foram aqueles que corretamente identificaram as oportunidades e tiraram bom proveito delas. E que não se intimidam.

RELATÓRIO

A entrevista foi realiza da com o senhor Jorge Edgar S. Ribeiro homem simples de origem humilde que se diz apaixonado pelo empreendedorismo e que viu uma oportunidade de empreendimento num ramo que era pouco explorado por outros comerciantes e após lutar muito e perseverar sempre hoje é dono de uma rede de lojas de confecções, vestuários e artigos para militares na cidade de Santa Maria – RS.

O senhor Jorge vem de uma família de comerciantes, trabalhou a vida inteira no comercio primeiro com os pais depois como funcionário de outras empresas, desta forma ele adquiriu muita experiência no ramo. Tratar a todos com muita transparência e correção, consequentemente mantem um bom relacionamento com seus clientes, fornecedores e funcionários o que sempre lhe traz vantagens, pois cria vínculos estáveis e de confiança, onde todos acabam lucrando. O clima na empresa e de união e camaradagem, símbolos de sua administração.

Quando criou a empresa não se baseou em um plano de negócios e nem consultou os órgãos de apoio ao micro empresário. No entanto hoje ele aconselha a quem pretende se tornar um empreendedor a pesquisar o mercado que almeja explorar e a procurar entidades como o SEBRAE, antes de se aventurar no competitivo ramo empresarial. Lembrou das dificuldades encontradas por aspirantes a empreendedor no Brasil devido à burocracia, a carga tributaria muito alta e o momento de instabilidade que vive a economia do país.

Assim como o empresário entrevistado pretendo empreender neste ramo de negócio, visto que estou ha vários anos trabalhando na área militar e por isso conheço suas necessidades e as oportunidades que esse tipo de empresa pode me trazer. Porem além das áreas desenvolvidas pelo senhor Jorge tenho a intenção explorar outras atividades como camping e aventura, também outros campos de atendimento ao cliente como a internet e serviços de atendimento personalizado entre outros.

Tenho consciência das ameaças, visto que é um mercado restrito a um tipo exclusivo de cliente o que é uma grande fraqueza deste ramo empresarial por isso terei que trabalhar muito para conquista-los. No entanto esta ameaça pode se tornar rapidamente na minha maior força já que esse mercado e pouco explorado e se conseguir conquistar a clientela terei um grande grupo consumidores muito fieis e que esta sempre se renovando, visto que todos os anos militares são transferidos chegando e saindo dos diversos cantos do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (362.5 Kb)   docx (756.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com