TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro sintese ética

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

TEMÁTICA/TÍTULO/AUTOR

MORAL

ÉTICA

BIOÉTICA

a) Educação Moral Hoje –     Pedro Gorgen

  A moralidade atual assumiu uma dimensão que corresponde ao tamanho da imoralidade que vemos atualmente. Mas principalmente nas questões de tradição, cultura e econômico-politicas, tendo inúmeros culpados, desde pais em relação a educação muitas vezes falha com seus filhos até atitudes corruptas de políticos e pessoas influentes em seus grandes cargos.

   Os textos mais tradicionais dos mais antigos pensadores e filósofos nos trazem muitas referências de ética, porém na atualidade está cada vez mais transformada, o que afeta não só a educação, a estrutura familiar, escolar, como também a forma atual de enxergar o mundo e suas evoluções, seus atuais valores muitos já perdidos.

b) Existência Ética – Morilena Chauí

   Aborda a moral em situações como medo, nossos pensamentos, opiniões, orgulho, vaidade, ambição, definindo nossa consciência e nossos valores morais. Usando várias situações do nosso dia a dia, fazendo-nos refletir sobre nossas reações em todas elas, causando reflexão e análise sobre nossa moral.

   Considera ética e seus valores como padrão de conduta sobre relações com pessoas sendo amigos, familiares, cônjuges ou desconhecidos, para manter a integridade física e psicológica para a convivência em sociedade.  Não deixando definir-se por cultura ou tradição, mas por princípios.

c) Moral e Ética Uma leitura psicológica – Yves de La Taille

   Apresenta sinais de esgotamento de suas referências clássicas em função da evolução e inúmeras modificações ao longo dos tempos. Dando assim vez para novas perspectivas de avaliação do ser humano, para compreender comportamentos e deveres em sociedade.

   Considera as palavras Moral e Ética sinônimos, analisando, por exemplo, comportamento humano, podendo considera-lo ou imoral ou antiético, citando um trecho de Ricoeur, onde reserva o termo ética para outro plano: o da definição e busca do que seja uma 'vida realizada'”.

d) Introdução da Bioética – Volnei Garrafa

   Houve modificação em relação a atitudes e pensamentos em função de questionamentos da moral na bioética, gerando necessidade de novas referências que exigiram mais atenção e novos valores da sociedade.

   A ética era aplicada como uma base de sustentação da bioética. Cita também em sua definição que alguns autores como Schramm concluem que a ética possui fundamento biológico.

   Considera-a uma ética aplicada, com surgimento nos EUA em meados de 1970 e lodo após para a Europa. Considera uma preocupação ética para nosso futuro na Terra com descobertas para nos beneficiar e ao meio ambiente, porém em constante evolução.

e)  Bioética Complexa – José Roberto Goldin

    Não se encaixa em alguns grupos sociais como por exemplo em função de cultura e religião. Moral é uma forma de controlar a forma de viver com base em regras impostas há sociedade, o que não se segue na bioética em função de constante evoluções e descobertas.

   A ética surge na história da humanidade como uma forma de organizar pensamentos, reflexão de atitudes com questionamentos para avaliar ações e realizações. Reflete sobre intuições morais, questionamentos da nossa existência, no mundo, na sociedade, buscando justificativas para as escolhas.

    A ética da vida, da natureza, das plantas, dos animais, das descobertas como congelamento de embriões, fertilização in vitro, reprodução assistida, etc. Surgimento em 1927 por Fritz Jahr. Possibilita troca de diálogos constante entre várias áreas de conhecimento como filosófica, medicina, ética, direito, etc., para aplicação de um sentido mais amplo para a vida em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com