TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Estudo de Caso Elementos de Cálculo

Por:   •  11/4/2021  •  Artigo  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  Santander Consumer Finance

[pic 4]

Resumo

Uma empresa espanhola deve decidir se deve expandir-se para o fragmentado mercado europeu de financiamento ao consumidor e deve tomar importantes decisões de estratégia organizacional, em meio à crise econômica mundial que se seguiu à crise de crédito nos Estados Unidos em 2007. Desde 2002, a sucursal de financiamento ao consumo da banca espanhola Grupo Santander, Santander Consumer Finance (SCF), tornou-se uma das maiores sociedades europeias de financiamento ao consumo, captando o recente crescimento do mercado europeu de financiamento ao consumo. Num contexto de crescente preocupação com a sustentabilidade dos níveis de endividamento das famílias na Europa e nos Estados Unidos, em 2008 a nova CEO, Magda Salarich Fernández de Valderrama, teve que decidir se este era o momento certo para expandir ou se, em vez disso, ela deveria se concentrar em consolidação. Ela também estava enfrentando importantes decisões de estratégia organizacional. Quais funções devem ser deixadas para as filiais nacionais decidirem e quais devem ser centralizadas na sede? Quais processos devem ser padronizados e quais devem ser deixados para iniciativas locais?

Objetivo do aprendizado

Este caso tem como objetivo ensinar ferramentas para a gestão de uma empresa de financiamento ao consumo transfronteiriço em um mercado altamente fragmentado como a UE e compreender melhor o mercado europeu de financiamento ao consumidor.

Questões propostas:

Questão 1

Segundo o artigo, “(...) Em junho de 2008, a SCF já operava em 20 países. Dentro do Santander, correspondia a 5% do total de mão de obra do grupo e gerava quase 8% dos lucros totais do banco. O maior mercado continuava sendo a Alemanha. (...)” (pág.3), reiterando a evolução da instituição, de um grupo reduzido de unidades a uma das maiores empresas de financiamento ao consumidor, no mundo. Inclusive, ao se verificar sua evolução anual, frente ao lucro antes dos impostos obtida (fig.3b, pág.16), têm-se a relação abaixo, observando-se um crescimento médio anual na ordem de 27,5%, com um comportamento exponencial (valores ajustados, em que 2001=ano 0, 2002=ano 1, ...). Determine uma expressão que represente este comportamento, podendo ser adotada para estimar projeções futuras ao lucro à SCF. Qual a previsão esperada para 2008?[pic 5][pic 6]

        (fig.3b – Lucro antes dos impostos)

(Pode-se consultar fontes de referências, como internet, artigos etc.)

Questão 2

Ao financiar empréstimos, a Santander Consumer Finance (SCF) apoiava-se em fontes distintas (desde notas promissórias, depósitos de clientes etc.), estimulando operações locais (filiais pertencentes ao grupo), por representar menor custo em “swaps cambiais”, proporcionando vantagens em relação à concorrência, até 2006, como frisado por seu então Chief Financial Officer (CFO), Francisco J. Gimeno Jiménez. Em relação aos depósitos provindos de instituições de crédito (fig.12a, pág.26), observa-se a variação na captação de recursos na tabela, como em “Outras contas a vista”, entre 2005 e 2006. Considerando-se que esta variação siga um padrão de crescimento proporcional, determine uma expressão linear que descreva a evolução deste perfil de depósitos. Esta função poderia ser adotada para previsão a períodos futuros? (Pode-se consultar fontes de referências, como internet, artigos etc.)

Questão 3

Em se tratando do modelo de negócios da SCF, “(...) A maior atividade de empréstimos da Santander Consumer Finance era o financiamento de veículos: o fornecimento de empréstimo para clientes de revendedores de automóveis comprarem carros (i.e., empréstimo para a compra de carros no varejo), às vezes associado a empréstimo para os revendedores financiarem seus estoques (...)” (pág.7). Ao se conferir a tabela (fig.7, pág.22), verifica-se que, entre os períodos de 2004 a 2006, o financiamento de carros apresentou crescimento sustentado, indicando uma evolução média anual na ordem de 19,72%, sugerindo um comportamento exponencial (ajustado, conforme abaixo). Mantendo-se o ritmo de crescimento, em qual ano esperaria-se que as vendas com financiamento de carros dobrassem (em relação a 2004)?[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com