TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ENTREVISTA - EDUCACAO INFANTIL

Por:   •  7/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Nome do aluno: Camila Rodrigues Machado            RA: 2056555  Polo: I SBC      

Entrevista realizada com um (a) professor (a) da: Educação Infantil

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cidade onde o professor atua: São Bernardo do Campo

(X) Escola Pública        () Escola Particular

Modalidade: (X) Educação Infantil

Turma na qual leciona: Infantil

Idade do professor (a) entrevistado (a): 31 anos

Tempo de atuação como professor: 10 anos

Formação do professor:

     

RELATÓRIO:

No dia 28 de maio de 2021, realizei a entrevista via Whatsapp com a professora Karolina Teixeira, que atua na Educação Infantil, numa turma de Educação Infantil, na escola EMEB Octavio Edgard Oliveira, no município de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Estando na área há 10 anos.

Formada com Licenciatura em Pedagogia, Segunda licenciatura em Educação Física, pós lato sensu em neurociência, pós lato sensu em neuroeducação, e se disponibilizou a compartilhar um pouco da sua rotina como professor (a) nesse momento de pandemia, e sobre todas as dificuldades que tem enfrentado.

EIXO 1 – RETORNO AO ANO LETIVO EM 2021

A professora relatou, em sua entrevista, que o retorno ao ano letivo presencialmente foi em 18 de fevereiro para preparar a escola (demarcação dos lugares, separação dos materiais e uniformes escolares, etc), pois até o momento trabalhariam presencialmente com os alunos, sendo que estes compareceriam à unidade escolar por meio de rodízio para evitar aglomeração. No entanto, com o alto índice de casos de COVID-19 no município, ficou decidido pela prefeitura que trabalhariam com as crianças por meio do ensino remoto.
Na primeira semana de março, foi realizada uma reunião com os pais, na qual foi dada toda orientação sobre o ensino remoto, sobre aonde acessar, quando e como realizar as atividades, que são enviadas diariamente aos alunos e como seria a aula online com a turma, via whatsapp, sendo 1 ou 2 vezes na semana, de acordo com cada turma e seu revezamento, onde este teve início em 8 de março.
Em 17 de maio, iniciaram com o ensino híbrido, onde os alunos comparecem à escola apenas um dia na semana - nos outros dias são oferecidas atividades assíncronas e, na sexta-feira é realizado o encontro virtual com toda a turma.
Para as aulas presenciais, toda escola foi modificada e esterilizada para receber os alunos, e foi dada aos pais e responsáveis, instruções de como as crianças deveriam ir de acordo com as orientações da OMS para a prevenção da Covid -19.       A sala de aula foi modificada para receber apenas alguns alunos, que são revezados em rodízio, as crianças foram orientadas a não manter contato físico com os coleguinhas e a usarem máscara de proteção facial em todo o período, e também a levarem sua própria garrafa de água e uma máscara reserva.
Segundo ela, os alunos voltaram muito animados e dispostos a cooperar, e foram percebidos diversos níveis de dificuldade na turma, devido a falta de acesso dos alunos nas aulas online e em acompanhar as aulas e algumas atividades propostas. No caso da turma da professora Karolina, foi proposto aos pais para participarem das aulas online visto que, muitos destes, nunca frequentaram uma unidade escolar.


EIXO 2 – PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021

A Professora Karolina, relatou que o planejamento do ensino remoto foi realizado com todas as professoras da Educação Infantil e coordenadora, onde cada uma adaptava o tema escolhido para a sua turma (ou seja, mesmo tema com níveis de dificuldades diferentes para cada faixa etária). No ensino presencial, cada professora tem feito seu planejamento de acordo com os interesses de sua turma, campos de experiência e especificades determinadas pela BNCC.
As atividades são planejadas para durarem no máximo 30 minutos, por conta da idade dos alunos. É realizada diariamente contações de histórias, rodas de conversa, rodas de música, contagem dos alunos, diversas brincadeiras (respeitando o distanciamento social), uma atividade de registro (com giz, lápis, canetinha, tinta, carvão, argila, etc), além dos momentos de higiene, no qual elas ressaltam a importância da higiene pessoal, principalmente nesse período de pandemia, como lavar bem as mãos, fazer o uso de álcool em gel etc.. e logo após a higiene, é feita a alimentação das crianças. Na turma da professora Karolina, ela procura trabalhar com projetos (que geralmente surgem a partir dos interesses dos alunos) e desenvolver sequenciadas a partir destes projetos. Neste momento, estão realizando o PROJETO BICHINHOS DE JARDIM - sequenciada envolvendo o Ciclo da Borboleta. Como estão no ensino híbrido, onde algumas crianças por escolha da família não tem comparecido à escola, a professora procura desenvolver atividades que envolvam materiais de fácil acesso como rolos de papel higiênico, papelão, música, pregadores de roupa, papéis, tampas e potes de diferentes tamanhos, lápis de cor, giz de cera, tinta, etc, ou seja, atividades que possam ser realizadas pelos alunos em qualquer ambiente e que estimulem a criatividade, imaginação, memória, atenção, noção corporal, lateralidade, coordenação motora fina e grossa - habilidades necessárias à serem desenvolvidas por crianças nesta faixa etária. Nos encontros virtuais, ela procura fazer slides bem coloridos com músicas, emojis e gifs, vídeos de contação de histórias, brincadeiras como caça ao objeto, elefante colorido etc, tudo que possa chamar atenção dos pequenos, visto que a concentração dos mesmos dura por volta de 20-30 minutos.
 Devido aos protocolos sanitários e a falta de funcionários de limpeza, utilizam-se apenas o espaço da sala de aula e o pátio externo para a realização das propostas de atividades. Os outros espaços utilizados são o refeitório para alimentação e banheiro para higiene pessoal. Todas as crianças são avaliadas de forma processual durante todo o ano, é observado os avanços de comportamento (ex: criança que não pedia desculpas no início do ano e depois de um tempo, com a convivência diária e intervenções, consegue dizer sinto muito aos amigos/resolver conflitos de forma amigável), avanços no desenho (se faz garatuja, se possui noção corporal, etc), avanços na lateralidade, equilíbrio, se consegue localizar-se no espaço escolar, se reconhece seu nome, se sabe diferenciar letras de números, etc.
Segundo a professora Karolina, é feito contato com todos os números de telefones dos familiares das crianças que não retornam ao ensino presencial e caso não haja resposta, passamos o caso para gestão que, se não conseguir contato, solicita ao conselho tutelar que compareça a casa do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com