TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ecologia da Informação

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Bárbara Siqueira da Silva.

Resenha: Capítulo 1 – Ecologia da Informação.

O gerenciamento de novas informações baseado apenas no investimento em novas tecnologias, simplesmente não funciona.  A nova abordagem, chamada pelo autor Thomas H. Davenport de ecologia da informação, enfatiza o ambiente da informação em sua totalidade, levando em conta os valores e as crenças empresariais sobre informação, como as pessoas realmente usam a informação e o que fazem com ele, as armadilhas que podem interferir no intercambio de informações e quais sistemas de informação já estão instalados apropriadamente.

No entanto, profissionais da área de TI (tecnologia da informação), muitas vezes não se preocupam com as necessidade e qualidade de informação que os sistemas por eles criados irão gerar para os usuários finais. O enfoque principal desses profissionais é criar meios de armazenar, bancos de dados e aperfeiçoar o ambiente informacional com novas tecnologias.

Porém, em vez de concentrar na tecnologia em si a ecologia da informação baseia-se na maneira de como as pessoas criam, distribuem, compreendem e usam a informação. Sendo assim, administradores que possuem uma abordagem ecológica acreditam que a informação não é facilmente arquivada, não é constituída apenas de dado, quanto mais complexo o modelo de informação menor é a utilidade e mudança de tecnologia não significa melhora da informação.

Podemos definir então ecologia da informação como a ciência de compreender e administrar todos os ambientes informacionais. Ou ainda, pode ser definida como a administração holística da informação ou administração informacional centrada no ser humano. Sendo que, o ponto essencial dessa abordagem é devolver o homem ao centro do mundo da informação, banindo a tecnologia para seu devido lugar, na periferia.

Sendo assim, a ênfase primaria não deve está na geração e na distribuição de enormes quantidades de informação, mas no uso eficiente de uma quantia relativamente pequena. Cabe a um ecologista informacional, assim como faria um arquiteto ou um engenheiro, planejar o ambiente de informação de uma empresa. Esse planejamento ecológico permitiria, no entanto, evolução e interpretação: eliminaria a rigidez de alguns controles centrais que nunca funcionaram, e responsabilizaria pelas informações especificas as pessoas que precisam delas e as utilizam. Em suma a abordagem ecológica do gerenciamento da informação é mais modesta, mais comportamental e mais pratica que os grandes projetos da arquitetura da informação e de máquina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com