TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Educação Inclusiva

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  3.514 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Fabíola Gonçalves Siqueira

Livro: Educação Inclusiva

Coleção: Primeiros passos 343

Autor: Emilio Figueiredo, edição 2011.

O livro a educação inclusiva foi escrito para aqueles professores, que querem se aprofundar nessa tal educação inclusiva, hoje em dia muitos já ouviu falar, mas afinal de contas, o que ela realmente significa?

Primeiramente vamos conhecer um pouco do conceito do que é educação. A educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedadee nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.E o que é inclusiva? Referente à inclusão. Incluir-se, ser incluído, estar incluso, dentro, participativo. Exemplo: Ela foi inclusiva em sua ação.

A educação inclusiva é um sistema de educação e ensino em que consiste em incluir alunos com necessidades educacionais especiais, para frequentarem escolas comuns, da rede pública ou privada, com pessoas sem deficiências. Para tanto, as escolas comuns precisam prever recursos e apoio para atender ás necessidades dos alunos.

Ao entrar no capitulo II paginas 34 e 35, o autor cita sobre a ansiedade e de como os professores que tem âmbito problema no aspecto psicológico sobre o tema, ele descreve os problemas que eles enfrentam ao se depararem com a educação inclusiva, muitos dizem não estar preparado para receber o aluno com deficiência, não por maldade, mas sim, certo estado de ansiedade e, em muitos, mesmo que seja de forma inconsciente, um mecanismo de defesa contra algo desconhecido.

O autor também ressalta um aspecto importante no capitulo IV ela cita que a inclusão nos primeiros anos de vida é essência, porque a criança é livre de qualquer preconceito e disposta a incluir qualquer pessoa em seu mundo. E, convivendo desde pequena com coleguinhas com necessidades educacionais especiais, ambas aprenderão a conviver naturalmente. Por meio da educação infantil, ocorre o desenvolvimento global do ser humano, tenha ele ou não deficiência, possibilitando o desenvolvimento e aprendizagem na infância.

O projeto pedagógico, as adaptações curriculares e as relações na sala de aula inclusiva é o que engloba no capitulo VI. Nesse capitulo podemos encontrar o ambiente perfeito com características primordiais a serem adequadas para uma sala inclusiva, entre elas estão às estratégias metodológicas e as ações pedagógicas, permitindo aos alunos um acesso igualitário a um currículo básico, rico e uma pedagogia de qualidade. Uma boa dica de ferramenta é a PPP (Projeto Político Pedagógico) gerencia o auxilio na definição das prioridades estratégicas, e converter as prioridades em metas educacionais e outras em concretas, decidir o que fazer para alcançar os objetos de aprendizagem e avaliar se os resultados desejados foram atingidos.

Se aprofundando mais no capitulo VII podemos encontrar o aspecto com maior importância que é a parceria entre a família e a escola, o autor Emilio Figueira ressalta que não podemos esquecer inicialmente que o nascimento de uma criança com algum tipo de deficiência já traz varias reações e sentimentos a família e uma desorganização emocional, e a mesma só encontrará o equilíbrio quando de fato aceitar a deficiência. E sabemos que quanto maior for essa aceitação maior será o envolvimento no processo educacional da criança. Uma das primeiras formas Será que o professor consiga a ajudar de um membro da família que ira fazer a ‘’lição de casa’’ com a criança. Tendo em vista a participação de ambos no desenvolvimento da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com