TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

ÉTICA PROFISSIONAL

RESUMO

Ética profissional é um montante de valores e normas que direcionam e influenciam as condutas do colaborador para que este preserve a reputação positiva no ambiente de trabalho. Cada membro da corporação escolhe qual caminho deve seguir, todos possuem livre arbítrio para tomarem suas atitudes, porem cabe a cada um, a desenvoltura de sua índole, pois cada ato gera uma reação. Certas profissões possuem seu próprio código de ética, porem há comportamentos que devem ser adotados como padrão, indiferente do ramo de, atividade que esteja atuando.

Palavras-chaves: Conduta, Competência, Honestidade  

1.0 INTRODUÇÃO

Ética Profissional é o montante de valores e atitudes praticados pelos colaboradores e coordenação no ambiente e trabalho.

Quando o profissional a possui ele exerce as atividades que lhe foram impostas ou sugeridas, seguindo com discernimento os princípios e regras determinados pelo grupo de trabalho.

Ao ser colocado em pratica, traz benefícios as empresas, como a Cultura Organizacional, trazendo objetivos claros no mercado, como a transparência em relação aos clientes e uma percepção externa de valores benéficos para todos, aparecem novos parceiros, e movimentos de boas práticas se intensificam.

Nos dias atuais, grande parte dos profissionais tem seu próprio código de ética, ou seja, eles praticam valores aprendidos no decorrer da sua vida pessoal ou profissional. Porem há exceções, cada profissão pode ter seu próprio código de ética, mas há valores que são considerados universais, como honestidade, humildade e competência,

E quando o profissional deixa de pôr em pratica a ética em seu cotidiano?

Os danos podem ser irreversíveis, o colaborados ou a empresa pode virar o focos de holofotes, devido as pedaladas financeiras que foram praticadas, cabe a cada um, escolher o caminho a seguir.

2. ÉTICA PROSSIONAL

Ética Profissional é o montante de valores e normas de conduta e comportamento, também de relacionamento interpessoal, que são adotados no ambiente de trabalho, independente em qual função seja exercida.

Ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, chefes e subordinados, contribuir para bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse, como acionistas, clientes e a sociedade em geral. (GUIA DA CARREIRA, 2007)

Quando um colaborador põe em pratica a conduta ética, ele constrói relações saudáveis com seus colegas de trabalho, chefes e subordinados, baseando-se sempre no respeito e empatia. Contribui para que as rotinas sejam exercidas de maneira correta e sincronizada, ou seja, as rotinas de trabalho devem estar estáveis, transmitindo assim, uma imagem positiva da corporação perante ao público alvo de seu interesse, como parceiros, fornecedores, acionistas, clientes e a comunidade em geral.

Todavia, o código de conduta ética, não é padrão para todas as profissões, pois cada ramo de atividade dentro de uma empresa, há responsabilidades, competências e determinadas particulares, como exemplo disso, podemos citar um médico e um administrador, ambos possuem funções extremamentes distintas entre si, porem as duas são necessárias para o funcionamento de um hospital. Contudo, nas duas profissões é necessário haver discernimento e competência, pois nos dois casos, a honestidade, e sigilo devem-se fazer presentes, pois lidam com informações que afetariam a índole humana, de maneiras diferentes.

2.1 VANTAGENS DA ÉTICA APLICADA EM AMBIENTE DE TRABALHO:

  • Aumenta a produtividade da empresa, pois colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho, produzem de maneira mais satisfatória, ninguém dá o melhor de si em um local insalubre físico e emocionalmente;
  • Favorece as relações interpessoais entre os colaboradores, havendo assim, um ambiente harmônico entre diferentes setores ou no próprio em que exerce sua função;
  • Aumenta a confiabilidade entre os colaboradores, seja ela hierárquica ou não;
  • Impossibilita que o ambiente de trabalho seja alvo de atritos, desavenças, discussões e imposições que sejam desnecessária, havendo apenas um troca de ideias, pois ninguém é obrigado a concordar com a opinião do outro, mas esta oposição deve-se dar de maneira sadia e cautelosa.

2.2 A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Os comportamentos éticos geram reflexos, tanto para a instituição, como para os colaboradores, pois conforme a produtividade vai sendo estimulada, acresce-se engajamento de quem está fazendo acontecer, pois havendo harmonia entre os membros da corporação, estes se sentem cada vez mais habilitados e propícios ao desenvolvimento profissional e podem sentir anseio de ir em busca de capacitações, buscando o aprimoramento profissional e pessoal, podendo assim, conquistar um melhor cargo onde trabalha.

Estimular a ética no ambiente de trabalho deve ser objetivo visado por todos que fazem parte do meio corporativo. Encorajar o relacionamento saudável, através do incentivo de práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, contribuirá para a construção de uma boa imagem para a empresa.

Estes atos positivos, como respeito mútuo, empatia, honestidade, devem partir tanto da instituição, quanto dos subordinados, pois deve-se cultivar boas relações interpessoais, pois pessoas éticas, vendem produtos e imagem de instituição politicamente correta, pois a reputação desta depende do comportamento do indivíduo que esta todos os dias dando o melhor de si em seu cotidiano.

2.3 EXEMPLOS DE ATITUDES ÉTICAS NUM AMBIENTE DE TRABALHO

  • Cordialidade, educação e respeito mútuo entre a equipe docente de colaboradores;
  • Cooperação e atitudes que tendem a visar o auxílio entre os colegas de trabalho;
  • Compartilhamento de conhecimentos que possam de alguma forma melhorar a funcionalidade e desempenho das atividades na empresa;
  • Respeitar a hierarquia estabelecida pela empresa;
  • Buscar crescimento profissional sem prejudicar outros companheiros de trabalho;
  • Praticar bons habito que não possa comprometer a estabilidade agradável do ambiente de trabalho, exemplo disso, tentar manter o bom humor;
  • Realizar no ambiente de trabalho apenas atividades pertinentes ao trabalho;
  • Respeitar as normas e regras estabelecidas pela empresa.

3.0 PRINCIPAIS COMPONENTES DA ÉTICA PROFISSIONAL

I- Honestidade: Característica essencial para a convivência pessoal ou profissional. Ser desonesto pode trazer consequências graves tanto para profissional, como para a empresa;

II- Sigilo: dados relevantes e confidenciais da empresa, colegas, superiores, não devem ser compartilhados fora da empresa, as vezes nem dentro dela. Informações sigilosas, muitas vezes são protegidas por lei, e caso algum colaborador quebre este protocolo, a pena é certa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com