TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA MATRIARCAL

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA MATRIARCAL

Joao Vitor Dias Ferreira

Descubra uma Cultura Matriarcal nos dias atuais.

A Sociedade Mosuo se encontra no Sudoeste da  China. A sociedade Mosuo é matriarcal, ou seja, nela as mulheres ocupam o lugar central. São as responsáveis pelas decisões, administram o dinheiro e a propriedade, enfim, são as líderes políticas, religiosas etc. A propriedade é transmitida de mãe para filha, e os filhos são tratados como simples habitantes da casa. Mesmo depois de se casarem, os homens continuam a viver nas suas casas maternas, enquanto as crianças vivem na casa da mãe. Na realidade, não existe sequer o conceito de casamento formal. Os casais que se apaixonam, fazem encontros em casa da mulher, e continuam a referir-se um ao outro como 'amigos'. Votos e títulos não têm lugar num "processo de casamento", em que o afeto mútuo é valorizado o papel de liderança e poder é exercido pela mulher e especialmente pelas mães da comunidade.  A propriedade é transmitida através da linha feminina e não há nenhum estigma em não saber quem é o pai de uma criança, não havendo uma sucessão hierárquica de poder sobre as mulheres.

Qual o Papel da mulher na sociedade patriarcal hoje em dia. E porque ela esta clamando tanto sua voz?

A mulher era, nesse período ( Patriarcal ) era a maior das propriedades do homem. Ela era a responsável pela administração da casa. Deveria, por isso, permanecer grande parte do tempo em casa, na companhia dos filhos e dos escravos. A mulher não saia de casa, mantinha pouco contato com o mundo para além de sua residência. A mulher devia ser submissa ao interesse do homem, que era a “cabeça da casa”. A submissão era estendida inclusive no sentido de que a mulher devia aceitar o casamento monogâmico e aceitar a sua vida, o direito natural do homem sobre ela. mas agora Apesar das eventuais mudanças socioculturais a sociedade patriarcal se encontram em menor evidência, ainda assim presentes tanto em meio social, quanto profissional e familiar, influenciando o modelo ideal feminino contemporâneo.

A Cultura violenta que permeia a história de Valadares, influencia no comportamento dessa sociedade atual? Justifique.

Sim, Apesar das várias mudanças que tiveram, ainda se encontra evidências da sociedade Patriarcal, um grande exemplo é o machismo, que em meio de tanta mudança, a própria evolução humana, ainda há o pensamento de superioridade sobre as mulheres, trazendo instigas a muitos, tudo porque ao decorrer do tempo as mulheres conquistam cada vez mais espaço, buscam a igualdade e ate mesmo a superação de uma época que faz parte da historia de Valadares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com