TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA É ISSO

Por:   •  13/11/2019  •  Seminário  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA BALADEIROS DA NIGHT

CULTURA ALEMÃ

FORMAS DE ESTADOS

Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação em Sociologia Jurídica

CULTURA ALEMÃ

  1. ONDE E COMO SE FORMOU A CULTURA ALEMÃ

A imigração alemã, como toda a imigração europeia, se explica pelas grandes transformações sócio-político-econômicas ocorridas na Europa, no século XIX. Aliado a isso, está a consolidação do Estado nacional alemão e o fato de que no Brasil do século XIX, abriram-se excepcionais condições favorecendo a imigração europeia, uma vez que na segunda metade daquele século, chegaram os imigrantes europeus com a finalidade de prover mão-de-obra para as lavouras do café e fornecer camponeses para núcleos coloniais que iam sendo criados pelo governo brasileiro.

A origem e a composição regional dos grupos de imigrantes alemães dependiam dos critérios e preferências dos agentes da emigração na Alemanha, enquanto que no Brasil, seu destino ficava nas mãos dos receptores brasileiros que os distribuíam, considerando habilidades, interesses (geo)políticos e econômicos.

De acordo com Silva (1978, p.29), “a preferência pela imigração alemã, manifesta-se ostensivamente no texto do primeiro decreto que existe no Brasil para atrair imigrantes estrangeiros, assinado por D. João VI, em 16 de março de 1820”. Tal decreto convida, genericamente, outros países, e, nominadamente, os diferentes países da Alemanha, dispondo no preâmbulo:

Considerando a vontade de emigrar que os diferentes povos da Alemanha e de outros países manifestam pelo excesso das suas populações e considerando oportuno o estabelecimento de colônias estrangeiras no se Reino do Brasil, seja para bem deste mesmo reino, seja para o bem das famílias e pessoas que formarão ditas colônias, Sua Fidelíssima Majestade Real se dignou determinar as condições sob as quais estes colonos deverão ser admitidos e as vantagens que serão outorgadas (SILVA, 1978, p. 29).

Entre as “vantagens” oferecidas aos imigrantes estrangeiros vindos para nosso país, estava a doação de área de terra para colonização.

A primeira colônia alemã no Brasil foi fundada em 1818, perto de Vila Viçosa, no Sul da Bahia, e recebeu o nome de Leopoldina, em homenagem à Imperatriz, recém-chegada ao Brasil (SILVA, 1978). Conforme os ensinamentos deste mesmo autor, em 1824 foi criada, por decreto, a colônia alemã de São Leopoldo [Rio Grande do Sul], e até 1830, se fundaram, exitosamente, dentro desta colônia, as localidades de Novo Hamburgo, Hamburgo Velho e Campo Bom.

Os locais de procedência e de destino dos alemães que ingressaram em nosso país podem ser vistos na tabela abaixo:

Procedência de alguns grupos alemães para o Sul do Brasil

Localidade

Fundação

Origem

São Leopoldo RS

1824

Hunsrück, Saxônia, Württeerg, Saxônia-Coburg

Sta Cruz RS

1849

Renânia, Pomerânia, Silésia

Sto Angelo RS

1857

Renânia, Saxônia, Pomerânia

Nova Petrópolis RS

1859

Pomerânia, Saxônia, Boêmia

Teutônia RS

1868

Westfália

São Lourenço RS

1857

Pomerânia, Renânia

Blumenau SC

1850

Pomerânia, Holstein, Hannover, Braunschweig, Saxônia

Busque SC

1860

Bade, Oldenburgo, Renânia, Pomerânia, Schleswig-Holstein, Braunschweig

Joinville SC

1851

Prússia, Oldenburgo, Schleswig-Holstein, Hannover, Suiça

Curitiba PR

1878

Teutos do Volga

Sta Isabel ES

1847

Hunsrück, Pomerânia, Renânia, Prússia, Saxônia

São Leopoldina ES

1857

Pomerânia, Renânia, Prússia, Saxônia

Fonte: WILLEMS, Emilio. A aculturação dos alemães no Brasil: estudo antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/regioes-de-origem-e-de-destino-dos-imigrantes.html. Acesso em: 12 mai. 2019.

Percebe-se, portanto, que os grupos de alemães que aportaram no Brasil vieram para povoar, principalmente, as colônias das Regiões Sudeste e Sul do país, onde foram estabelecidas, por iniciativa do governo imperial, as colônias de São Leopoldo (RS), São Pedro de Alcântara e Mafra (SC) e Rio Negro (PR). Além destes locais, os colonos alemães foram conduzidos também para outras regiões do país, porém com menor expressividade.

Entre os anos de 1824 a 1830, segundo Silva (1978, p.35), chegaram no Brasil “ 5.530 colonos imigrados no Rio Grande do Sul, 2.000 imigrantes em Nova Friburgo, dos quais 500 pereceram na viagem, mais ou menos 500 nas tentativas de colonização da Bahia, em 1818 (que fracassaram) e, finalmente 2 a 3.000 soldados no Rio de Janeiro”, o que totaliza cerca de 10.000 pessoas que imigraram para nosso país.

A Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) foi destinada, pelo governo brasileiro, ao povoamento com colonos. Nesse sistema de colonização, o objetivo era fazer do povoamento e da colonização mecanismos de conquista e de manutenção do território, povoar áreas de florestas próximas a vales de rios. Já no sistema adotado na província de São Paulo, o objetivo era solucionar a carência de mão-de-obra nas propriedades de café.

A colônia de São Leopoldo (Rio Grande do Sul) foi a primeira experiência de povoamento do Sul, tendo se transformado num dos grandes sucessos da política de colonização do governo imperial. Os colonos alemães expandiram-se pelo território brasileiro e levaram consigo esse sistema de colonização para além da Região Sul. Muitas vezes, para bem mais longe: Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com