TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminologias e a Realidade

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS[pic 1]

CCJES

“Criminologias e a realidade”

Kenya Volpiceli

Gabriela Mattana

Pelotas, Primavera de 2013

1 - Levando em consideração as diferenças de abordagens do paradigma positivista e do paradigma crítico (reação social), disserte sobre os seguintes pontos:

A investigação criminológica sobre o problema do crime depende de uma prévia visão do ser humano e da sociedade. A ciência que investiga o problema do crime pode ser classificada em criminologia tradicional e criminologia nova ou crítica, segundo Jorge de Figueiredo Dias e Manuel da Costa Andrade. A criminologia tradicional procura quais as causas do crime; como é possível prevenir a sua ocorrência. Já a criminologia crítica, também investigando o fenômeno criminal, indaga porque determinadas pessoas são tratadas como criminosas; quais as conseqüências dessa seleção; como ela é efetivada. Portanto para analisarmos as questões usaremos duas teorias: a Teoria Positivista e a Teoria crítica.

a) A pesquisa do IPEA divulgada no ano de 2013 revelou que o número homicídios em negros no Brasil supera de maneira significativa o número de não negros. Do mesmo modo trouxe a cena o fato de a população negra ser mais suscetível à violência policial que os brancos.

De acordo com a análise da Teoria Positivista se pode constatar que isso ocorre porque os negros possuem as características ou fatores determinantes em seu gene, que os envolvem em casos de homicídios e portanto, conclui-se que os negros ficam mais vulneráveis a cometerem tais crimes porque hoje se tem um maior número de negros envolvidos no mundo do crime. Já na concepção da Teoria Crítica tal fato pode se explicar por conta da história dos negros no Brasil. A idéia que se formou desde a época da escravidão de que os negros eram considerados seres inferiores para os brancos hoje já mudou bastante, porém o país ainda está em fase de adaptação e precisa progredir muito ainda. Após a abolição da escravatura os negros passaram a ocupar os povoados que logo após tornaram-se cidades, e por serem a maior parte da população hoje em dia e, portanto se encontrarem em locais desfavoráveis e que de alguma maneira induzem a prática de crimes, acabam sendo mais suscetíveis à violência policial e a serem vítimas de homicídios.

b) Faça uma análise rápida dos números do encarceramento no Brasil que revela que o contingente de presos é composto por sua maioria por pobres envolvidos no tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.

Através da análise da Teoria Crítica foi possível concluir que a maioria dos presos são pobres porque sua condição social lhes deixam mais suscetíveis aos critérios de penalização do sistema. Na perspectiva crítico-social nota-se que o aumento das desigualdades sociais, da pobreza torna o individuo publico alvo para o sistema prisional. Na Teoria Positivista pode-se observar que o crime é pré-existente ao individuo e a sociedade e a sua causa é por um defeito individual de cada pessoa, portanto se percebe que os fatores genéticos são considerados e não os aspectos sociais e econômicos no qual o individuo vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com