TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura do Desperdício

Por:   •  28/5/2021  •  Resenha  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5
  1. A Cultura do Desperdício

        “Para a maioria, a crise do lixo se limita à coleta. Contanto que os montes de lixo sejam removidos, é um problema que está longe da vista e da mente. ” (The Garbage Book, Solid Waste Management in Manila, Asian Development Bank 2004).

        Essa tem sido a mentalidade dominante de alguns países desenvolvidos que enviam seus resíduos perigosos para países em desenvolvimento como as Filipinas. Lembraremos as mais de 5.000 toneladas métricas de lixo perigoso da Coreia do Sul colocadas em 60 vans de contêineres sob o pretexto de reciclagem. Felizmente, o lixo foi enviado de volta para a Coreia do Sul. Outro problema de despejo é o que envolveu o Canadá quando este despachou 69, originalmente 102 contêineres com plástico não reciclável, papel descartado, lixo doméstico e eletrônico e fraldas usadas para adultos.Ele foi finalmente enviado de volta ao Canadá depois de seis anos e somente depois que o presidente ordenou que o embaixador filipino e diplomatas seniores fossem retirados do Canadá.


        O que esses países desenvolvidos fizeram não é muito diferente do que os indivíduos em comunidades menores fazem. Enquanto o lixo não estiver dentro de sua propriedade, está tudo bem. Eles acham que é justificável jogar o lixo em terrenos baldios ou, pior, nas lixeiras do vizinho.


Cultura de desperdício

        O que há com o lixo que faz as pessoas se comportarem de forma irracional? No entanto, todos nós criamos resíduos. À medida que um país se desenvolve, sua geração de resíduos aumenta. O problema do lixo é tão monumental que os especialistas acreditam que todos fazemos parte do que é conhecido como cultura do lixo.

O que queremos dizer com cultura de desperdício? Vamos primeiro definir cultura.    Uma definição afirma que cultura são as crenças habituais, formas sociais e traços materiais da existência cotidiana compartilhados por pessoas em um lugar ou tempo.

  1. Sociedade “descartável”

        O problema com o lixo afeta tanto os países ricos quanto os pobres porque todos fazemos parte da sociedade do “descartável”, na qual compramos produtos embalados que costumam ser usados apenas uma vez e jogamos fora o que não queremos mais.  Com a pandemia em curso, dizem que há menos lixo em estabelecimentos públicos como lojas e restaurantes. Por outro lado, cada vez mais pessoas estão recorrendo à compra online, o que significa comprar produtos que precisam de embalagens extras para o transporte de mercadorias, acabando por produzir mais lixo do que as compras convencionais.

  1. Grave impacto ambiental

        Nosso estilo de vida esbanjador pode ter graves impactos ambientais. Mais resíduos significam aterros maiores que precisam de mais área de terra. Os aterros também geram líquidos tóxicos chamados “lixiviados”, que é o líquido que escorre ou escorre pelos montes de lixo e é gerado a partir de líquidos presentes nos resíduos e da água externa, incluindo a água da chuva. Esse líquido então se infiltra pelo solo, atingindo o lençol freático ou aquíferos e, por fim, envenenando nossos rios, lagos e mares. Isso já vem acontecendo há muito tempo. Os aterros também causam poluição do ar e do solo, incluindo a emissão de gases de efeito estufa, enquanto a incineração resulta em emissões de poluentes perigosos.

  1. A Grande Mancha de Lixo do Pacífico

        Existe uma grande preocupação de que todos os países possam ser acusados de serem contribuintes. E isso é o que eles chamam de Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Fica no noroeste do Havaí e é maior que o Texas. Pesando mais de cerca de 3 milhões de toneladas, das quais cerca de 80% são pequenos pedaços de plástico, a lixeira é um destroço preso pelo ar e pelas correntes oceânicas. Uma ocorrência semelhante está ocorrendo no Oceano Atlântico Norte.

        O que outros países estão fazendo? Em Cingapura, após a coleta e reciclagem de resíduos, os recicláveis são separados e recuperados para processamento posterior. O restante dos resíduos sólidos é coletado e enviado para as usinas de transformação de resíduos em energia para incineração. A incineração reduz o volume de resíduos sólidos em cerca de 90 por cento e produz vapor que aciona geradores de turbina para gerar eletricidade. Em Taipei, caminhões de lixo amarelos com música clássica coletam lixo várias vezes por semana em 4.000 pontos de coleta usando aplicativos móveis que permitem aos usuários rastrear os caminhões e alertá-los sempre que um caminhão de lixo estiver nas proximidades. Esses caminhões são seguidos por caminhões abertos de reciclagem, onde as pessoas jogam o lixo com lixo comum, resíduos de alimentos crus, plástico e papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com