TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Assistencialista e a Teoria do Crime Precipitado pela Vítima.

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.737 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 9
A vitimologia traz uma análise dos fenômenos ligados às vítimas, como o comportamento,a origem e o seu liame para com o agressor.
O entendimento não é pacífico, sendo assim existem duas vertentes sobre o objeto:

A Escola Assistencialista e a Teoria do Crime Precipitado pela Vítima.


A Escola Assistencialista possui o escopo de realizar estudos sobre as vítimas e, através deles, influenciar o Estado à criação de medidas protetoras. Teve seu surgimento em 1950, tendo como seu criador Benjamin Mendelson.
A Teoria do crime precipatado pela vítima, criada por Hans Von Hentig em 1948, funda-se na ideologia de que há um "estereótipo de vítima". Possui certa equivalência com a já estudada biologia do criminoso, só que dessa vez fala-se da vítima, que é considerada culpada, por questões sociais e biológicas, por sofrer o ato opressor.


Aula 10
Trata da influência da mídia e do Estado nas políticas criminais.
Diversas pessoas ao pensar que estão desenvolvendo sua própria opinião a respeito de determinado assunto, estão na verdade defendendo infundadamente interesse alheio, transmitido, na maioria das vezes, pela opinião tendenciosa da mídia.A manipulação da mídia nas informações prestadas é clara. A informação de que os meios de comunicação, em sua maioria de propriedade privada, refletem no conteúdo que veiculam seu principal objetivo, que é o lucro
A sociedade age de modo desesperado e leviano com a informação distorcida sobre a violência, pois creem em um realidade que supera a existente.

Vale ressaltar o excelente exemplo da Revolta dos Malês, na Bahia, que mostrou as atrocidades que podem fazer uma população mal informada e assustada.
Por fim, verifica-se o Estado, que vem criando Leis meramente simbólicas, com o intuito de calar a sociedade, que clama por um combate à violência mais eficaz, incluindo nele políticas de educação, saúde e emprego.

 A verdade é que a TV, os jornais e o rádio visam obter lucro por meio da venda de seus espaços para propaganda. Nem tudo que se vê pode tratar se como realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com