TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Direito

John Lucas Rodrigues

9097459503

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

São José, 11 de Maio de 2015

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Introdução

Abordaremos aqui no presente trabalho o conceito de globalização, trazendo seus fenômenos, sua origem até os dias de hoje. Como funcionam as relações comerciais etc. A Coca-Cola foi a empresa de minha escolha, por ela ser uma multinacional conhecida, explicando a coexistência dela com a globalização. Definindo a outsourcing e como ela beneficia as empresas que adotam essa pratica.

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Descrição das definições de globalização

A globalização é o fenômeno social da era moderna. Ele é integrado de caráter econômico, cultural, social e politico entre distintos países. É proveniente de crescimento ocorrido, principalmente fazendo desaparecer a distância no mundo, através dos meios de telecomunicações e transportes.

Os historiadores afirmam que neste processo iniciou nos séculos XV e XVI, através das navegações e descobertas marítimas. Os europeus teve contato com povos de vários continentes, efetuar relações culturais e comerciais. Contudo, a globalização confirmou no final do século XX, após a queda do socialismo na União Soviética e no leste europeu. Mas o neoliberalismo que impulsionou o processo de globalização econômica quando ganhou força na década de 1970.

O processo de globalização foi a base para sustentar o capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos, com interesse em buscar novos mercados, visando que o consumo interno estava saturado. Essa integração mundial procedente desse processo ocorreu por motivo de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

Blocos Econômicos e Globalização

Junto ao processo econômico, vários países uniram-se e formaram blocos econômicos, com o objetivo principal de aumentar as relações comerciais entres os membros. Nessa esfera, surgiu a União Europeia, o MERCOSUL, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos econômicos se fortalecem cada vez mais e se relacionam entre si. Deste modo, um país se agregando a um bloco econômico, conquista a garantia de conseguir mais força nas relações comerciais internacionais.

Nesse processo não se constitui apenas econômico, financeiro e tecnológico, não impede que tais aspectos sejam determinantes no seu curso, sua aplicação se amplifica também aos campos cultural, social e politico-estatal. Em termos culturais, a globalização mundial pode ser vista como ocidentalização do planeta. Este teorema refere-se a exportação dos padrões norte-americano e socioculturais europeus para todo planeta. Recriar necessidades, hábitos, costumes, nova maneira de pensar, trabalhar e agir.

Esse sistema com chamado globalização, o sistema capitalista emergiu de maneira completa e madura, antes o seu completo apenas duas formas da orbita da circulação, a exportação de capitais e o comercio mundial. Ao se espalhar por todo o planeta, o capitalismo juntou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas.

Definição de outsourcing 

.

Outsourcing é uma pratica empresarial tendendo o aumento da qualidade de em suas funções, ela é dirigida para atividade-meio e atividade-fim. No seu funcionamento traz a redução de custos com os trabalhadores das atividades-meio da empresa, isso que dizer que, ao contratar um serviço terceirizado para força de trabalho de um profissional. Essa pratica pode ser utilizada em grandes corporações, principalmente nas empresas de indústrias, telecomunicações e mineração etc. nessa pratica elimina muitas burocracias internas com atividades-meio, sendo que até pequenas e medias empresas podem se apropriar desse pratica propicia.

Na organização, a terceirização deve levar em conta vários fatores de interesses, tais como: a redução de custos e principalmente o foco na sua função para terceirizar. Esse método de esta em conformidade com os objetivos da organização, no intuito de apontar direção que permitira alcançar resultado compatível com os serviços orgânicos, sem os problemas burocráticos.

A terceirização tem como vantagens o acesso a tecnologia, redução de custos, transferências de riscos, enxugamento de estrutura e acesso a serviço especializado. Adverso a isso, a probabilidade do perigo dessa contratação, são: comprometimento dos subcontratados e/ou a falta de conhecimento do negocio e custos altíssimo acima do previsto.

Empresa escolhida

COCA-COLA

Foi lançado para o publico pela primeira vez no ano de 1886, na Jacob’s Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos. A marca conquistou o paladar do consumidor e inaugurou o percurso de um grande sucesso mundial. Nos dias de hoje, a Coca-Cola Company esta presente mais de 200 países e corresponde por mais de 400 bebidas não alcoólicas. Umas da mais consumidas no planeta é a Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.

Maquina de Refrigerante

A Coca-Cola é lançada em Atlanta na maquina de refrigerante da Jacob’s Pharmacy, onde era vendido por cinco centavos cada copo.

John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, inspirado por mera curiosidade. Numa tarde, o farmacêutico agitou um liquido cheiroso de cor de caramelo, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy. Lá, foi misturada água com gás e provada pelo cliente, que foram unânimes, essa nova bebida de fato, era especial. Contudo, ela passou a ser vendido o copo, por cinco centavos cada.

O contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou-a de Coca-Cola e anotou o nome em seus registros. Desde o dia da criação de sua marca, é escrito da mesma forma. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas nove copos por dia. Um século depois, a The Coca-Cola Company produzia mais de 38 bilhões de litros de xarope. Infelizmente, Pemberton faleceu em 1888 sem constatar o sucesso da bebida que tinha criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com