TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das Coisas

Por:   •  25/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha : A História das coisas

O documentário, A História das Coisas, lançado em dezembro de 2007, nos EUA, foi escrito por Annie Leonard e Jonah Sachs, e produzido por Free Range Studio. O vídeo expõe as conexões entre um enorme número de questões ambientais e sociais, e sobre a sociedade do consumismo que vivemos hoje. O filme foi lançado nos Estados Unidos, porém, pela amplitude do tema, ele também ganhou uma versão brasileira.

Os seres humanos de hoje vivem em um ciclo vicioso de economia que gira em torno da extração, produção, distribuição, consumo, e tratamento de lixo. Isso se chama a economia de materiais. Esse sistema é linear e não há como sustentá-lo em um planeta finito, ou seja, com recursos que vão acabar.

Após a Segunda Guerra Mundial, o governo e as empresas se juntaram para buscar formas de impulsionar a economia. Na época, o analista de mercado, Victor Lebow articulou a solução para impulsionar a economia, ele disse: a nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do ego, no consumo; precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas, e descartadas ao um ritmo cada vez maior.

O governo passou a esquecer das pessoas, seu objetivo principal, e passou a cuidar das corporações, isto é, empresas privadas. Os governos, de modo geral, priorizam o sistema capitalista para impulsionar a economia, criando uma nação de consumidores. Eles passaram a ignorar as principais metas de qualquer governo, como: educação, saúde e segurança.

O homem e as empresas estão devastando nosso planeta na busca de recursos naturais. Cortam as árvores , destroem as montanhas, poluem os rios e matam os animais. De acordo com o vídeo nas últimas três décadas foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, imaginem daqui a 50 anos. É incrível como 70% do que compramos se torna lixo em 6 meses.

Outra, Os produtos químicos que são misturados aos recursos naturais para criar produtos fazem mal ao ser humano a longo prazo. Os químicos se acumulam no corpo humano desenvolvendo doenças, como câncer. As pessoas que mais sofrem com os químicos são os trabalhadores, pois esse sistema que destrói o meio ambiente faz com que a pessoas desses locais migrem para os centros urbanos, por falta de oportunidade, passam a trabalhar nas fábricas, sendo mal remunerados.

A população não se dá conta da manipulação e lavagem cerebral que sofremos todos os dias. São milhares de comerciais e propagandas que nos incentivam a comprar, mesmo sem precisar. Eles utilizam várias estratégias, o mercado deixa os preços baixos para que as pessoas continuem comprando com velocidade, o sistema não pode parar. O verdadeiro custo da produção não se reflete no preço. As empresas não exteriorizam o verdadeiro custo da produção.

Eles utilizam duas estratégias semelhantes; na obsolescência planejada, as coisas são criadas de tal modo que em pouco tempo são descartadas e voltamos a comprar; na obsolescência perceptiva, somos convencidos a jogarmos fora coisas que ainda são uteis. A moda é outra forma de impulsionar a economia, pois roupas que hoje são boas, amanhã não terão valor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com