TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Libras

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Por Edilene Neves Jeronimo,aluna dom curso de Libras

 

[pic 1]

A lei 10.436 já existe a 16 anos mas ainda sim muitas pessoas vê a Língua de sinais como apenas gesto sem significados mas ao contrário disso a Libras é uma Língua oficial da comunidade surda estabelecida por Lei.

É necessário que as pessoas tomem conciência para importancia da Língua de sinais.

                                  NÂO SEJAM SURDOS!!!

A regulamentação da Lei 10.436/2002 teve grande relevância social ,tornando a libras um língua oficial da comunidade surda facilitando a inclusão sor surdos na sociedade, garantido a estes o direito a ter um língua prórpria reconhecida nacionalmente fator primordial para interação da pessoas susrda  com todos a sua volta e não só com aqules que convivem diariamente.

O reconehciemnto da língua de sinais é uma das grandes conquistas da comunidade surda é através da  Língua de sinais que a pessoa surda pode fato alcancar um pleno desenvolvimento individual já que a Língua de sinais é reconhecida como sua primeira Língua e também desenvolvimento social analisando pela ótica da interação comunicação com diversos grups sociais como escolas,amigos,profissionais.

Outra grande conquista da comunidade surda foi a presença de interpretes em salas de aula,um grande avaço por sinal analisando tempos outroros que os surdos eram pribidos a se comunicar por sianis ,os surdos eram obrigados a aprender a oralização as aulas eram com profesores falantese os alunos tinha que acompanharas aulas  com dificuldade  tentando entendedr os movimentos da boca do professor ,atualmente a Léi 10.436 garante aos surdos a presença de interpre em sala de aula longe de esta tudo resolvido para comunidade surda mas deve ser reconhecido como um grande avanço.

Art 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. § 2o A Libras constituir-se-á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de um ano da publicação deste Decreto. (Brasil, 2005, p.1)

É importante salientar a introdução da disciplina libras no curriculo de formação profissional visto que vai ser imprecindivel a comunicação entre o surdo e o profissiona,é indispensavel o conhecimento da líbras pelo profissional para ter um diálogo efetivo,um exemplo importânte pode ser citado: imagine um profissional da área da saúde atendedo um paciente surdo com seria esse atendimento?como receitaria um medicamento ,como saberia se o paciente teria algum tipo de alergia,são esses apenas um dos pontos importantes que podemos analisar a importãncia da inclusão da libras no curriculo prossional.

[pic 2]

Referencias

BRASIL. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Ministério da Justiça.

QUADROS, Ronice Müller. Exame Prolibras / Ronice Müller de QUADROs... [et al.]. – Florianópolis, 2009. p. 85.

STAINBACK, Susan & STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (167.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com