TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instituição Educacional Vem Reconhecendo Que a Aprendizagem é um Processo Pessoa

Por:   •  20/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

1) Nos dias atuais nós alunos procuramos a motivação necessária para nossa aprendizagem, sendo este o centro das atenções no processo educacional. A instituição educacional vem reconhecendo ao longo dos anos que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou mesmo com a ajuda do educador. Há poucos anos atrás, a única preocupação escolar era somente a aprendizagem de conteúdos, acreditavam que conhecer era acumular conhecimentos, descobriu-se que não é.

Nos dias de hoje a motivação para aprendizagem tornou-se um problema de ponta em educação, a sua ausência representa queda de qualidade na aprendizagem, mas a motivação não depende única e exclusivamente do educador ou da instituição de ensino, os alunos devem sentir-se estimulados a aplicar seus esquemas cognitivos e a refletir sobre suas próprias percepções nos processos educacionais, e isso depende de nós alunos assumirmos a responsabilidade de aumentar nossa competência e não apenas ocupar um espaço como mero participante em um ambiente educacional, mas também nos posicionar como responsáveis pelo nosso próprio desenvolvimento, buscando e extraindo o máximo todas as formas de conhecimento e de como melhor aprender com nossas deficiências e dificuldades.

Os educandos devem ir além do cognitivo, pois a medida que os educandos aderem as mudanças, teremos com toda a certeza uma mudança de comportamento e de aprendizagem.

Promover o '"ENCONTRO COM O PRAZER DE APRENDER" essa é a questão para solucionar a mudança do comportamento do aprendizado.

"Aprende a aprender é o novo desafio para todos aqueles que desejam o verdadeiro conhecimento. Quando aprende a aprender, o estudante muda completamente a visão distorcida, negativa e limitada da escola, das matérias e dos professores. Passa a aprender com prazer e se torna uma pessoa mais dedicada"( Renato Alves, 2010).

Quem aceita o desafio de aprender a estudar apura seus mecanismos de percepção. Aprender pelo simples direcionamento de nossos mecanismos de percepção é uma questão de mínimo esforço, por isso é sempre o primeiro recurso que dispomos. Se eu quiser ser o melhor terei que fazer o que os melhores fazem. Tenha o objetivo de ser sempre o melhor aluno e tenha a certeza de que o simples fato de possuir essa meta já o fará de você com toda a certeza um estudante melhor. O melhor horário para o estudo é o horário em que o aluno está disposto a estudar, embora alguns deles tenham obtido resultados benéficos  ao criar um hábito de horários e dias fixos, fracionar as matérias de estudo e lhes proporcionando recompensas ao término de cada jornada. Nunca comece uma jornada de estudo sem antes dar a si mesmo um bom motivo para se empenhar inteiramente  nela.

Estudar é o caminho para o conhecimento e para a realização pessoal, o estudante dedicado e que aceita o desafio de aprender a estudar está no caminho certo, pois quem se dedica obtém conhecimento para toda a vida e conhecer permite encontrar saídas e vencer. Por tanto estudar é tornar a vida mais fácil.

3) Aprendo de forma prazerosa. O hábito de ler me faz conseguir resolver problemas, memorizar com facilidade. Ao longo da minha vida estudantil aprendir a fazer resumos, sínteses e absorver com muita facilidade pelo simples fato de aplicar métodos de aprendizagens como por exemplo fazer revisão do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com