TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação Escolar

Por:   •  26/2/2019  •  Monografia  •  18.666 Palavras (75 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 75

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        11

1.1 Tema        11

1.2 Justificativa        11

1.3 Problema        12

1.4 Hipóteses        12

1.5 Objetivos        13

1.5.1 Objetivo Geral        13

1.5.2 Objetivos Específicos        13

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        15

2.1 Origem da Mediação        15

2.1.2 Conceito de Mediação        17

2.1.3 Mediação x Conciliação        19

2.1.4 Mediação no Contexto Escolar        20

2.1.5 Vantagens da Mediação        22

2.2 O Aumento da Violência Escolar        25

2.2.1 Conflitos Escolares        28

2.2.2  Os objetivos da Mediação na Amenização dos Conflitos        32

2.2.3 A Mediação e a Violência Escolar        34

2.3 Direito à Educação        35

2.3.1 Educação Direito Social        36

2.3.2 Direito à Educação na Constituição        37

2.3.3 Obrigatoriedade Escolar        38

2.4 O Uso da Mediação nas Escolas Públicas        41

2.4.1 Mediação: Instrumento Transformador nas Relações Sociais        43

2.4.2 A Mediação Colaborando Para Mudança de Mentalidade        44

2.4.3 O Papel do Mediador        45

2.4.4 A Mediação como Instrumento de Inclusão Social.        48

3 METODOLOGIA DA PESQUISA        51

3.1 Tipos de pesquisa        51

4 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        53

4.1 Conclusões        53

4.2 Recomendações        57

REFERÊNCIAS        59

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

Vivencia-se na atualidade um crescente aumento do desrespeito, da impaciência e da violência nas relações interpessoais. Esses conflitos contribuem para o aumento das demandas judiciais. Não só o Poder Judiciário está apto a resolver pendências, como pode ser a última alternativa, pois, hoje, existem métodos eficazes para resolução de conflitos, sendo a mediação, a técnica pacífica que mais gera satisfação entre os envolvidos.

Em virtude disso, a mediação visa capacitar as pessoas na resolução de seus próprios conflitos, promovendo a autonomia no exercício do protagonismo na gestão de suas vidas. Acredita-se que o uso deste método, nas escolas, formará cidadãos mais ponderados, capazes de resolver seus conflitos através do diálogo e, desse modo, contribuir para uma sociedade melhor e mais justa.

Diante do exposto, o tema desta pesquisa é: Mediação Escolar – uma contribuição para a concretização do direito social à educação em toda sua integralidade e completude.

 

1.2 Justificativa

Sabe-se que, na atualidade, diversas técnicas alternativas de resoluções de conflitos, dentre elas a mediação, têm sido muito utilizadas na busca da resolução de conflitos. Assim, o estudo é relevante, visto que, a resolução de conflitos, na escola, se constitui em um meio, um instrumento para combater a violência. A motivação para este trabalho é decorrente do desejo de transformar o ambiente escolar, minimizando os conflitos, e contribuindo para combater a crescente violência escolar.

Percebe-se que a participação dos alunos no processo de mediação, mesmo quando não se chega a um acordo na questão em pauta, fornece-lhes um modelo de resolução pacífica de conflitos, que pode ser utilizado em outras situações de disputa, substituindo os modelos de competição e agressividade com que, na maioria das vezes, enfrentavam as diferenças.

Neste sentido, este estudo é, também, relevante para o crescimento profissional e pessoal de toda a equipe escolar, uma vez que, até os dias de hoje, vivenciam-se na educação diversos conflitos que nem sempre se solucionam de forma justa, deixando sempre a dúvida do que poderia ser mais eficiente. A mediação, ao longo dos estudos realizados no Curso de Bacharelado em Direito, mostrou-se uma resposta a esta interrogação. Assim sendo, espera-se comprovar que a aplicação deste instituto nas escolas, como prática pontual das mesmas, será agregadora de valor e instrumento de melhoria na qualidade das relações alunos\alunos e alunos\professores, influenciando toda a comunidade na qual estão inseridos.

1.3 Problema

Mediante a um crescente aumento da violência em todos os níveis da sociedade, não se pode negar que a escola é imprescindível para a formação e desenvolvimento humano, já que possibilita a convivência e a socialização. É sabido que, através da Educação, dentro da escola, torna-se possível o acesso à família, e à sociedade dando a oportunidade de conscientizá-las, tornando o espaço escolar ideal para realizar um trabalho de prevenção da violência e conscientização para se formar um mundo mais humano.

A sociedade brasileira busca por meios alternativos de resolução de conflitos e o que vem contribuindo para essa busca é, principalmente, a grave crise que assola o Poder Judiciário.  Se esses métodos alternativos fossem trabalhados nas escolas, poderiam contribuir para uma mudança na maneira de pensar dos cidadãos e talvez incrementar sua utilização diminuindo, efetivamente, as demandas judiciais.

Diante do exposto, a presente pesquisa tem como tema a contribuição da Mediação Escolar para a gestão da educação na prevenção da violência, tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: é viável a implantação da Mediação Escolar como contribuição à gestão da educação para a prevenção da violência, contribuindo para o desafogamento do Poder Judiciário, bem como para a concretização do direito à educação garantida na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (127.7 Kb)   pdf (621.1 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 74 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com