TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Por:   •  24/3/2021  •  Artigo  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 15

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Marcos Antônio de Sousa

A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

PETROLINA - PE

2017

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Marcos Antônio de Sousa

A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina Cultura e Sociedade no Curso de Direito.

PETROLINA - PE

2017

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        1

2.0 METODOLOGIA        2

3.0 HISTÓRICO DO EaD NO BRASIL        3

3.1 MARCO LEGAL INICIAL        3

3.2 A OFERTA DO ENSINO NA MODALIDADE EaD NO BRASIL        4

3.3 A OFERTA DO ENSINO NA MODALIDADE EaD NO VALE DO SÃO FRANCISCO        5

4.0 POR QUE A EXPANSÃO TÃO IMEDIATA DO EaD NO BRASIL?        7

5.0 CRISE NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO        8

6.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Marcos Antônio de Sousa[1]

Clarice Xavier Ramos[2]

RESUMO

O presente trabalho pauta-se em análises de documentos que instituem a educação a distância no Brasil, para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica mais especificamente nos relatórios do INEP, no Decreto que a regulamenta e nos Referenciais de Qualidade Para a Educação Superior a Distância procurando enfatizar a importância desta modalidade de ensino para a democratização do acesso ao ensino superior na sociedade de uma forma mais justa e igualitária num cenário de constantes mudanças e com avanços tecnológicos de magnitudes nunca vistas anteriormente. Neste contexto, o objetivo deste texto é discutir a popularização desta modalidade de ensino e os principais problemas que o país passa nos últimos anos com a baixa qualidade de ensino.

Palavras-chave: Ensino superior. Popularização. Educação a distância.

1.0 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema analisar o papel do ensino a distância (EaD) na popularização do ensino superior no Brasil, principalmente a partir dos anos 2000 no governo Lula quando o país passou por grandes transformações no campo da educação com novas políticas de ensino e a ampliação de programas de financiamento estudantil.

Nesta perspectiva, construiu-se questões que nortearam este trabalho:

  • Quais fatores contribuíram para a popularização do ensino superior na modalidade EaD no Brasil em um curto espaço de tempo?
  • Existe marco legal no ensino a distância no Brasil?
  • Existe uma relação entre o ensino a distância e a baixa qualidade de ensino nos últimos anos apontado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico?
  • Quais instituições se destacam no ensino EaD no país?

Fala-se muito em novas possibilidades de educação ultimamente devido a novas práticas pedagógicas ligadas ao desenvolvimento tecnológico. Essas novas possibilidades mostram contextualizadas à uma realidade, marcada por novas formas de organização econômica, social, política e cultural e que são identificadas pela denominação de Sociedade da Informação (SI), como se refere Coll (2010). Sociedade essa que comporta novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de aprender, de pensar e, em suma, de viver e que tem como cenário o chamado do ciberespaço.

O Ensino a Distância, conhecido como EaD, ocupa um lugar de destaque no cenário educacional brasileiro, em especial a partir dos anos 2000, logo é urgente a reflexões sobre esse tema para assegurarmos um certo padrão de qualidade compatível com a formação de cidadãos crítico capaz de interpretar o mundo a sua volta. O estudo desse tema pode contribuir significativamente para a qualificação deste processo e para a avaliação das características desses cursos, bem como para a análise da pertinência da oferta de formação inicial nessa modalidade de ensino.

Para o desenvolver este trabalho foram analisados alguns relatórios da Educação Superior disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para verificar quais são as características da oferta da EAD, à categoria administrativa (pública ou privada) da instituição que cria os cursos, entre outras análises que serão apresentadas mais adiante. Com os relatórios do INEP foi possível traçar um panorama da oferta do EAD no Brasil, em especial nos anos 2000.

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é, pois, investigar quais fatores levaram o ensino a distância a se popularizar tão rapidamente no Brasil e quais contribuições ele tem dado para o ensino superior no país.

2.0 METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado em dados colhidos da LDB (Lei 9.394 de 1996), dos Decretos n° 5.622 e 5.800, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além dos dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também da Organização das Nações Unidas (ONU) e Instituto Paulo Montenegro (IPM).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com