TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROTEÇÃO INTERNACIONAL E NACIONAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS TRANSFRONTEIRIÇAS

Por:   •  29/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

A PROTEÇÃO INTERNACIONAL E NACIONAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS TRANSFRONTEIRIÇAS

Uma das maiores fontes de água doce do mundo, os aquíferos ainda estão sujeitos à poluição e degradação, já que a utilização agressiva e desordenada contribui para desencadear diversos casos de estresse e escassez hídrica.

Em âmbito nacional, vê-se que o Brasil exerce papel de relevância, uma vez que possui aproximadamente 8% de todas as reservas de água doce do mundo, e conta com ampla proteção legislativa sobre os recursos hídricos. Destacam-se três momentos histórico-legais sobre os recursos hídricos no Brasil: inicialmente, representado pelo Código de Águas, em 1934; depois, com a publicação da Política Nacional de Meio Ambiente, em 1981; e a última fase, já denominada ambiental, com a Constituição Federal de 1988 e a Política Nacional dos Recursos Hídricos.

Na Carta Magna, há uma certa imprecisão na definição das águas subterrâneas, uma vez que, de acordo com o artigo 26, I, CRFB/1988, referidas águas são de domínio estadual, porém o artigo 20, III, do texto constitucional, reconhece o domínio da União. Nesse sentido, prevalece o entendimento de que o domínio das águas subterrâneas pertence aos Estados, mas, no que cabe aos aquíferos (notadamente os aquíferos transfronteiriços), o entendimento é de que serão geridos pela União, em cooperação com os Estados.

No tocante aos dispositivos infraconstitucionais, merece destaque o Código de Águas, em vigor, bem como a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Lei nº 9.433/1997, a qual menciona a criação de órgãos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, como a Agência Nacional de Águas, os Comitês de Bacia Hidrográfica e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

 No que cabe ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por intermédio da Resolução nº 15/2001, houve a previsão de normas para gestão e proteção dos aquíferos transfronteiriços. Contudo, ainda que o arcabouço normativo brasileiro seja amplo e um dos mais avançados, ainda persistem falhas na proteção das águas subterrâneas transfronteiriças, a exemplo da contaminação.

Em âmbito internacional, destaca-se a Convenção de Nova York como a primeira a tratar sobre aquíferos transfronteiriços. É conhecida como a Convenção sobre os Cursos D’água Internacionais para Fins Diversos da Navegação, de 1997, criada pela Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas (CDI), por meio da Resolução nº 51/229. Trata-se de uma Convenção que visa a regular os usos industriais da água.

A ONU, empenhada em solidificar a proteção dos aquíferos transfronteiriços, também criou o Projeto de Artigos sobre o Direito dos Aquíferos Transfronteiriços, em 2008, pela CDI. Trata-se do primeiro instrumento oficial que codifica normas destinadas especificamente para a regulação dos aquíferos transfronteiriços, diferentemente da Convenção de Nova York, que é voltada para as águas subterrâneas.

Vale ressaltar que a Assembleia Geral da ONU, a partir do Projeto de Artigos, aprovou algumas Resoluções, dentre elas, assentida no dia 11 de dezembro de 2008, a Resolução nº 63/124 sobre o Direito dos Aquíferos Transfronteiriços. A Assembleia decidiu incluir o tema no programa das próximas sessões. Assim, a ONU:

[...] encoraja os Estados concernidos a realizar negociações bilaterais ou regionais com vistas à gestão apropriada de seus aquíferos transfronteiriços, considerando o disposto no Projeto de Artigos, e decide incluir na agenda da 66ª sessão da AG (realizada em 2011) um item sobre 'A lei dos aquíferos transfronteiriços'. (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com