TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELATIVIDADE DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA EM SEGUNDA INSTÂNCIA

Por:   •  3/12/2017  •  Monografia  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE IMPERATRIZ- DEVRY/FACIMP

WESLLEY GABRIEL ALVES SANTOS

 A RELATIVIDADE DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA EM SEGUNDA INSTÂNCIA

IMPERATRIZ

2017

WESLLEY GABRIEL ALVES SANTOS

A RELATIVIDADE DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA EM SEGUNDA INSTÂNCIA

Projeto apresentado ao curso de Direito da Faculdade de Imperatriz-Devry/Facimp para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador:

IMPERATRIZ

2017


  1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar e entender os fundamentos motivados favoráveis de poder acompanhar todo o processo criminal em liberdade até sentença transitada em julgado e contrários que impõem que seja cumprida sentença penal condenatória já segunda instância  dos julgados do Supremo Tribunal Federal, tocante a relatividade do princípio da presunção de inocência em segunda instância, no qual é assegurado que “ninguém será considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória”.  

  1. OBJETIVO GERAL

Verificar a relatividade da presunção de inocência em segunda instância.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Analisar a relatividade do princípio da presunção de inocência.
  2. Entender os julgados do Supremo Tribunal Federal motivados de forma favorável e contrarias da presunção de inocência em segunda instância.  

  1. JUSTIFICATIVA

Além do interesse pela temática, o estudo justifica-se pelas seguintes razões:

  1. Uma vez que o princípio da presunção de inocência tem uma grande relevância constitucional, resultante de tutelar a liberdade dos indivíduos. E sua divergência vem gerando uma desconfiança jurídica.
  2. Em decisão recente o Supremo Tribunal Federal decidiu de forma favorável e contraria sobre o princípio da presunção de inocência em segunda instância, ou seja, alimentando essa contingência a respeito do que está sendo levando para motivar em consideração ao referido princípio.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A ação penal é o procedimento judicial de quando se há indícios de autoria e materialidade sobre o autor da infração ilícita com intuito de garantir a pretensão punitiva do estado. O princípio da presunção de inocência é um dos princípios de maior relevância no ordenamento jurídico Brasileiro pois tutela a liberdade dos indivíduos, previsto no Artigo 5º, LVII da Constituição 1988, que enuncia “ninguém será considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória”. No entanto para Alexandre Cebrian e Victor Gonçalves Referido princípio não é absoluto, pois a própria constituição permite a prisão provisória antes da condenação, desde que preenchidos os requisitos legais do artigo 5º LXI. Para André Nicollit embora recaem sobre o acusado a suspeita de prática criminosa, no curso do processo deve ele ser tratado como inocênte, não podendo ver-se diminuído social, moral nem fisicamente diante de outros cidadãos não sujeitos a um processo. O princípio da presunção de inocência transmite que ninguém será considerado culpado antes de sentença penal condenatória ou fundamentada da autoridade judiciaria competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com