TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA DE TEMA DE REDAÇÃO

Por:   •  16/4/2021  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

        Ao se falar sobre a inserção do Brasil no âmbito de segurança internacional é importante entender alguns aspectos que envolvem essa temática. Nesse contexto, pode-se discutir as principais instancias e mecanismos por meio dos quais se dá a participação do país nos esforços de enfrentamento ao terrorismo; na cooperação para o enfrentamento ao crime organizado transnacional, bem como frente aos crimes cibernéticos.

        Em primeiro lugar, é preciso analisar o terrorismo como uma adversidade que reflete suas consequências a nível global. Nessa perspectiva, destaca-se a importância de uma integração na segurança internacional, garantindo meios e ferramentas para combater atentados terroristas. No Brasil, o Tratado Internacional de Direitos Humanos visa reprimir e submeter ao Tribunal Penal Internacional crimes cometidos contra a humanidade, como por exemplo, o genocídio.

        Cumpre, ainda, destacar o crime organizado transnacional como um problema atuante na sociedade. Assim, a Constituição Federal de 1988 prevê a Polícia Federal como o principal órgão público competente para apurar e reprimir os ilícitos praticados envolvendo a transnacionalidade. Consequentemente, necessita-se de cooperação entre os órgãos de segurança pública nacional e internacional, tendo em vista que a troca de informação e organização é fundamental no combate a esse tipo de crime.

        Ademais, vale ressaltar a preocupação com o frequente crescimento dos crimes cibernéticos. Isso porque a globalização e o avanço dos meios de comunicação possibilitaram essa modalidade de infração no âmbito internacional, tais como: tráfico de pessoas, venda de órgãos, pornografia infantil etc. Diante desse panorama, há ferramentas que pode auxiliar na intervenção e investigação dessa modalidade de crime, como por exemplo, a infiltração de agentes disfarçados no mundo cibernético no intuito de colher informações necessárias para identificação dos envolvidos.

        A partir das considerações feitas, fica evidente que o terrorismo deve ser encarado como um problema no âmbito internacional, assim como as ferramentas necessárias ao crime organizado transnacional e os mecanismos para prevenir e reprimir os crimes cibernéticos.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (21.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com