TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância do G7

Por:   •  5/4/2019  •  Artigo  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

As ausências gritantes dos EUA levantam questões sobre a relevância do G-7

Duas autoridades americanas - o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen - estão pulando as reuniões na França nesta semana, quando os países do Grupo dos Sete se reúnem para tentar encontrar soluções para os desafios da segurança mundial.

[pic 1]

[pic 2]

(1 de 2) Claire Grady, responsável pela Segurança Interna dos EUA, é recebida pelo ministro do Interior francês, Christophe Castaner, para uma reunião do G7 em Paris, quinta-feira, 4 de abril de 2019. Ministros do Exterior e do Interior do Grupo dos Sete se reúnem França esta semana para tentar encontrar soluções ambiciosas para os desafios da segurança mundial. Colocando um amortecedor nisso estão duas ausências americanas flagrantes: o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e a Secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen.

5 de abril de 2019

A medida levanta questões sobre a eficácia do G-7 na resolução de algumas das questões internacionais que considera cruciais, incluindo a luta contra o terrorismo e o tráfico de seres humanos. Um almoço focado em questões de migração e tráfico de seres humanos deu início às reuniões dos ministros do interior do G-7 na quinta-feira em Paris. A França, que assumiu a presidência do G-7 em janeiro, está organizando a reunião de dois dias, que coincide com uma cúpula de ministros das Relações Exteriores do G-7 na sexta-feira e no sábado no resort Atlântico francês de Dinard.

O presidente dos EUA, Donald Trump, não fez segredo de seu desprezo pelo G-7, especialmente desde que a Rússia foi afastada da reunião das principais economias mundiais após a anexação da Crimeia em 2014. Além dos EUA, o G-7 inclui a França Canadá, Japão, Alemanha, Itália e Reino Unido

Pompeo está em Washington esta semana, longe das costas francesas, recebendo os chanceleres da Otan para celebrar o 70º aniversário da aliança. A Nielsen está ficando para trás para lidar com questões de fronteiras domésticas. A chanceler canadense, Chrystia Freeland, anunciou que participa da reunião da Otan em Washington e da cúpula do G-7 em Dinard.

Ainda assim, as alianças estão se desgastando em todos os lugares, até mesmo na OTAN, enquanto Pompeo destaca a participação dos Estados Unidos na aliança militar. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, reconheceu nesta semana desentendimentos internos da Otan sobre comércio, mudanças climáticas e o acordo nuclear com o Irã, mas insistiu que os 29 aliados estão unidos em seu compromisso de se defenderem mutuamente.

Claire Grady, funcionária da Segurança Interna dos EUA, substitui Nielsen nas reuniões de ministros do interior e o vice-secretário de Estado, John J. Sullivan, substituirá Pompeo. Sullivan discutirá "uma ampla gama de questões, incluindo a deterioração da situação na Venezuela, desestabilizando o comportamento iraniano no Oriente Médio, a conduta responsável dos estados no ciberespaço e a desnuclearização final da Coréia do Norte", disse o Departamento de Estado.

Ele disse que essas conversas vão "preparar o terreno" para a cúpula do G-7 de 25 a 27 de agosto que a França sediará na cidade de Biarritz, no sudoeste do país. Em junho passado, Trump agitou a reunião do G-7 no Canadá ao concordar com uma declaração do grupo sobre o comércio apenas para retirar-se dele enquanto reclamava que ele havia sido pego de surpresa pelas críticas do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau às ameaças tarifárias de Trump. Em um extraordinário conjunto de tweets, Trump lançou a cúpula do G-7 em desordem.

O Ministério das Relações Exteriores da França listou as principais questões em discussão nesta semana como segurança cibernética, o tráfico de drogas, armas e migrantes na problemática região do Sahel na África e combate à desigualdade de gênero. Isso inclui maneiras de prevenir o estupro e a violência contra as mulheres, especialmente na África.

As discussões de quinta-feira concentraram-se em como lidar com os cidadãos que se juntaram aos militantes do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, bem como suas esposas e filhos. Muitos combatentes do EI foram capturados e presos nesses países. O problema tornou-se mais urgente desde que Trump anunciou sua intenção de reduzir a presença militar dos EUA na Síria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com