TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Religião, Etnicídade e Violência

Por:   •  13/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Religião, Etnicídade e Violência

Desde os tempos mais antigos, os primeiros seres humanos, ele se perguntavam e não conseguiam explicar os fenômenos naturais como a o eclipses a chuva o vento o dia a noite e etc.

E os seres humanos tentam buscar respostas as suas perguntas pois qual era o sentido de sua existência como explicar a morte ou o nascimento e diante dessas questões vai gerar uma busca por mundo metafisico que vai além da física além daquilo que se possa tocar.

No mundo Metafísico a humanidade vai procurar um mundo espiritual. Os primeiros povos a sistematizar a religião formam os gregos e romanos. Em diferentes culturas e localidades geográfica existe como características diferentes culturas diferentes costumes e diferente religiões e seus seguidores. Contudo, também travou contato com culturas e religiões muito distintas daquelas conhecidas até então.

Atualmente, nos países da Europa, há certo declínio da religião, sobretudo cristã. Por outro lado, o Cristianismo cresce nos Estados Unidos, na América Latina e na África.

O Islamismo se expande pelo sudeste asiático e Europa; e o Hinduísmo, Budismo e Xintoísmo ainda são a maioria no Extremo Oriente. Importante destacar também o Protestantismo, em sua vertente pentecostal, que vem crescendo na América Latina.

E por terem esta variedade de religiões e crenças por muitos anos ocorrem conflitos deste de os tempos mais antigos pois entravam em choque as verdade de um povo e aquilo muitas e muitas vezes não era bem recebido por estarem desafiando a verdade de outros, causou muitas guerras muitas violência como forma de impor aquilo que se acredita ser a verdade.

Para termos uma noção de o quanto a religião e seguida por sangue e dor perdas torturas. Pois hoje temos leis e buscamos cada vez mais aceitar as diferenças as diferenças étnicas religiosas dos seres humanos buscamos cada vez mais alcançar a união a paz e felicidade entre povos e nação, culturas e crenças.

Sistemas Religiosos

As religiões possuem em comum alguns aspectos como:

Ø  Caráter Público,

Ø  Hierarquias clericais,

Ø  Reuniões regulares,

Ø  Estabelecimento de limites entre o sacro e profano,

Ø  A sacralização de determinados locais, veneração de divindades,

Ø  Escrituras sagradas ou tradição oral,

Ø  Sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais,

Ø  Meditação, arte, calendários religiosos e

Ø  Um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.

A palavra “seita”, designa o segmento minoritário nas religiões, enquanto “heresia” é todo conteúdo contrário a estrutura teórica da religião dominante.

·         Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.

·         Politeístas: “substituem” as panteístas quando os elementos divinos são personificados e humanizados, havendo uma equivalência entre deidades femininas e masculinas nos cultos.

·         Ateístas: negam a existência de um ser central e supremo (o qual, para elas, seria o Vazio ou um Não-Ser). Não creem em deuses personificados, mas acreditam em forças invisíveis, como fenômenos da natureza inexplicáveis. Deste modo, pregasse a interdependência harmônica do Universo, equilibrado por meio do Tão ou encontrado no Nirvana. São exemplos, o Budismo, na Índia e na China, o Taoísmo e o confucionismo.

·         Monoteístas:  são as religiões mais recentes e populares (cerca de 50% da população mundial), possuem Livro Sagrado no qual está presente a verdade da Revelação Divina, onde se estabelece a divindade soberana e eliminam-se adorações independentes. É curiosa a escassez de representações do Deus supremo, enquanto as entidades menores (como os anjos) são muito retratadas. Outro detalhe é que o Deus único (Hebreu, Cristão e Islâmico) são masculinos e absorveram os elementos femininos como a bondade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (175.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com