TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Critica

Por:   •  11/6/2020  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Yasmin de Jesus Belato Couto

Matrícula: 201701077086

                 O texto em questão aborda a pressão sofrida pelo judiciário na manutenção da justiça em meio a crises políticas e midiáticas, pressão essa que afeta tanto o judiciário como um todo quanto a competência do magistrado como profissional.  

                 O texto trata também do caso Marbury v. Madison após a eleição dos Estados Unidos em 1800 no qual o juiz do caso teve que enfrentar as questões políticas e se manifestar de forma imparcial, situação que se assemelha a vivida no Brasil. É esse posicionamento honesto que se espera do STF como zelador da democracia e da legislação brasileira.

               A situação semelhante vivida em nosso país é a de um conhecido jornal que recorreu ao STF após reforma de decisão que obrigava o atual presidente da república a apresentar resultado do seu teste de Covid-19. Esse cenário levou ao STF decidir tal tema que tomou grande proporção e polarização.

               Afinal, a questão a ser levantada e discutida é se cabe ao STF a aplicação do controle de constitucionalidade difuso a fim de prezar pela intimidade inviolável, vida privada, honra e imagem do presidente da república de acordo com o Art. 5°, X, CRFB, na competência de cidadão ou prezar pelo interesse público como chefe de Estado.

               Considero que seria uma atitude coerente com a importância do cargo de presidente em meio a uma pandemia apresentar os resultados do seus testes a fim de passar confiança e transparência de sua vida e seus atos à população, afinal, a exposição ao exercer um cargo público é esperado em sua trajetória.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com