TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINTESE HISTÓRICA DO PETRÓLEO

Por:   •  28/8/2015  •  Resenha  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

A SINTESE HISTÓRICA DO PETRÓLEO.

  1. INTRODUÇÃO.

O Petróleo já era conhecido já na antiguidade (4.000 A.C) devido a exsudações e afloramentos no Oriente Médio. No antigo testamento , é mencionado diversas vezes e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado a quase seis mil anos .

  1. A HISTÓRIA INTERNACIONAL DO PETRÓLEO.

A partir do século XIX o Petróleo começava a atiçara a cobiça humana. Em 1859, George Bissel encontrou um lençol de Petróleo na Pensilvânia, dando então à largada a corrida universal. A partir desse período o Petróleo se tornaria a fonte energética da modernidade.

Cronologia da história internacional do Petróleo:

SÉCULO XIX

1849- Invento da primeira perfuradora de rochas

1851- Criada a primeira companhia petrolífera, a Pennsylvânia Rock Oil.

1852- Descoberto o método de destilação do Petróleo em gasolina e outros derivados e é realizada a primeira perfuração de petróleo em níveis comerciais.

1861- O Petróleo foi exportado pela primeira vez para a Europa, surge o primeiro petroleiro e o primeiro pipeline. Na década de 60 o setor energético conhecia uma fase de grande desenvolvimento impulsionada pelo Petróleo , o ouro negro possibilitou  condições para inovações tecnológicas que marcaram e marcam o mundo até hoje

1870- Invento da primeira combustão a gasolina

1885- Invento da primeira bomba de gasolina. O surgimento do Petróleo e particularmente da gasolina, foi acompanhado pelo nascer dos primeiros automóveis pela mão de Karl Bens na Alemanha e Henry Ford nos Estados Unidos.  

 .

 SÉCULO XX

1908- Descoberta do Petróleo no Irã

1927- Descoberta do Petróleo no Iraque

1938- Descoberta do Petróleo na Arábia Saudita

Os períodos mais quentes na história do Petróleo estão intimamente ligados a criação do Estado de Israel e aos conflitos entre o Mundo Ocidental e o Mundo Árabe.

  1. A HISTÓRIA NACIONAL DO PETRÓLEO.

Podemos dizer que a História do Petróleo no Brasil teve inicio em 1892. Eugênio Ferreira Camargo, um fazendeiro da cidade de Bofete (interior do estado de São Paulo) perfurou o primeiro poço em busca de Petróleo em sua fazenda, o poço com 488 metros de profundidade teve como resultado apenas água sulforosa. Esse foi o primeiro registro de uma tentativa de se encontrar Petróleo em território brasileiro.

Cronologia da história internacional do petróleo:

SÉCULO XX

1938- Criado o Conselho Nacional do Petróleo.

1939- Descoberta a primeira jazida de Petróleo explorável comercialmente em Salvador – BA no bairro de Lobato.

1948- É criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo com objetivo de coordenar a campanha “O Petróleo é nosso”.

1949- Entra em operação, na região do Recôncavo Baiano, o primeiro oleoduto brasileiro.

1950- Instalação da refinaria Landulfo Alves no município baiano de Mataripe e o primeiro petroleiro é lançado ao mar.

1953- Fundação da Petrobrás

1954- Entra em Operação a Petrobrás

1968- Ocorre a primeira descoberta no mar, no campo de Guaricema em Sergipe.

1975- Para aumentar a pesquisa de novas jazidas de Petróleo no Brasil, são adotados os contratos de risco entre a Petrobrás e empresas privadas.

1997- É sancionada a lei que quebra o monopólio da Petrobrás na exploração de Petróleo no Brasil.

SÉCULO XXI

2006- É alcançada a autossuficiência temporária em Petróleo

2008- Em Setembro de 2008, começa a primeira produção Np pré=sal de Jubarte) a Bacia de Campos, litoral sul do Estado do Espírito Santo).

2009- Em Janeiro de 2009 começa a operar a plataforma de Petróleo da Petrobrás P-51, a primeira construída 100% no Brasil.

  1. O PANORAMA ATUAL DO PETRÓLEO

O Panorama atual do petróleo é marcado pela sua queda de preço em 2015. Em relação a 2014, houve uma queda de quase 50% do seu valor em razão do excesso de oferta. A queda se intensificou porque em dezembro de 2014 a OPEP decidiu manter a sua produção, o mercado global esperava o corte dessa produção, isso elevou o desequilíbrio do mercado com a demanda em desaceleração. No inicio desse ano, o cenário da commodities ganhou um agravante, a abertura a exportações americanas, podendo dessa maneira, elevar a concorrência internacional do produto.

Os analistas estão divididos quanto ao preço do Petróleo em curto prazo, enquanto uns pregam o aumento do valor do barril, outros preveem uma queda maior, podendo o preço do barril chegar a casa dos 35 dólares.

Em se tratando de mercado interno, quem perde com o baixo preço da commodities é a Petrobrás, seus investimentos passam a ter retornos menores, o seu fluxo de caixa fica prejudicado e a empresa tem dificuldades para arrolar as suas dividas.

  1. DADOS ESTATISTICOS DO PETRÓLEO.

PETRÓLEO TOTAL – PRODUÇÃO MENSAL – FONTE ANP

[pic 1]

EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO MENSAL – FONTE ANP

[pic 2]

IMPORTAÇÃO DE PETRÓLEO MENSAL – FONTE ANP

[pic 3]

 

  1. HISTÓRIA DA DESCOBERTA DO PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS

O primeiro campo explorado na Bacia de Campos foi batizado como Garoupa, em 1976. No entanto, o início da produção se deu a partir do campo de Enchova, com uma produção inicial de 10 mil barris diários (bpd). Na mesma época, foram descobertos os campos de Namorado, Bonito, Badejo, Pargo e Pampo. À medida que eram descobertos, os campos eram batizados com nomes de peixes da região.

A ideia de batizar os campos de petróleo com nome de peixes surgira em 1968, com a descoberta do campo de Guaricema, em Sergipe. A partir daí decidiu-se batizar os campos descobertos na plataforma continental com nomes dos peixes da região. Foram tantas descobertas que os nomes foram ficando escassos e hoje já se adota nomes de outros animais marinhos como os campos de Golfinho no Espírito Santo e o de Jubarte, ainda na Bacia de Campos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com