TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOPATOLOGIA E PSICOPATOLOGIA

Por:   •  23/7/2018  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURÍDICA

PROFESSOR: MÁRIO RAMOS

ALUNA: IGARA RAFHAELA SILVA FERNANDES

SOCIOPATOLOGIA E PSICOPATOLOGIA

SOUSA - PB

24/04/2018

SUMÁRIO 

1.        PATOLOGIAS E SUAS DIFERENÇAS        3

2.        SOCIOPATOLOGIA        3

3.        PSICOPATOLOGIA        4

4.        PSICO-SOCIO-PATOLOGIA        4

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

  1. PATOLOGIAS E SUAS DIFERENÇAS

Segundo Norbert Keppler (fundador e presidente da SITA - Sociedade Internacional de Trilogia Analítica - (Psicanálise Integral), psicanalista e filósofo), existem duas áreas no campo das patologias, que não devem entrar em comparação: sociopatologia e a psicopatologia.

O termo sociopatologia significa o estudo das interações entre o indivíduo e o seu meio social, e retrata as dificuldades sociais, quando o indivíduo se torna vítima da sociedade doente.

Já a psicopatologia significa o estudo das perturbações mentais e tem como objeto de estudo os conflitos internos que deverão ser analisados psicologicamente, nesse caso o ser humano se torna a vítima de si mesmo.  

Partindo ainda das ideias de Keppler, é necessário ter consciência sobre a existência desses dois tipos de males fundamentais que afeta a humanidade: a patologia social (considerada a mais perigosa, pois tem sido a maior responsável por todos os danos da conduta essencial para o bem da sociedade) e a patologia individual.

  1. SOCIOPATOLOGIA

“Sociu” é um termo que se origina no latim e tem como significado “sociedade, comunidade, grupo. Quando se fala em sociopatologia, não significa só a patologia social, como também a doença do indivíduo vítima da sociedade adoentada. É provável a existência de indivíduos doentes que atacam sem motivos, mas, na maioria das vezes, é notável que a estrutura econômico-social é uma das maiores causas dos transtornos psicológicos.

Falando da doença psicológica propriamente dita, os sociopatas tendem a ficar nervosos e facilmente agitados. Eles são suscetíveis a serem ignorados e viverem à margem da sociedade. A maioria dos sociopatas são capazes de formarem vínculos com um indivíduo ou grupo particular.

  1. PSICOPATOLOGIA

“Psic(o)” vem do grego “psyché” que significa alento, sopro de vida, alma. O primeiro registro do uso do termo “psicopatologia” foi na Alemanha em 1878, com Emming Naus, mas, naquela época, psicopatologia significava psiquiatria clínica. Só no início do século XX, com o filósofo Theodule Ribot, a psicopatologia nasce como método e disciplina.

As pessoas que apresentam psicopatia, diferentemente dos sociopatas, são muito manipuladores e podem facilmente ganhar a confiança das pessoas.  Eles aprendem a imitar emoções, apesar de sua incapacidade de realmente senti-las, e vão parecer normais para pessoas inocentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com