TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

DIREITO MÉDICO E HOSPITALAR

Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Acadêmico:

Ética e Responsabilidade Social

Inicialmente quero abordar que a globalização tem aumentado o grau de complexidade organizacional das empresas devido à crescente expansão de suas atividades, o que a faz abranger novas responsabilidades, especialmente o compromisso com seus consumidores. A sua imagem e prestígio levam-na a ter um maior interesse em contribuir para o desenvolvimento do conhecimento de forma a usufruir de uma mão de obra mais competente, aliado a isso, as políticas publicas de cuidado com o meio ambiente a levam a desenvolver práticas que contenham elementos ambientais e sociais que contribuem para a modernização das suas atividades e consequentemente para a sua competitividade em longo prazo.

Neste sentido, a importância da Responsabilidade Social não é novidade no mundo empresarial, embora nos últimos anos tenha adquirido uma nova dimensão, devido ao especial interesse que a diversidade das ações de responsabilidade social acarreta no respeito aos principais interessados com quem se relaciona diretamente: trabalhadores, clientes, fornecedores e sociedade em geral.

Toda organização, por fazer parte de um sistema social, tem obrigações inevitáveis ​​a enfrentar, responsabilidades que serão englobadas por ação ou omissão, materiais ou imateriais, para que possamos garantir que as organizações além de produzirem bens e serviços garantam sua estabilidade e crescimento, as empresas devem cumprir os objetivos sociais.

A atividade empresarial está implicitamente associada aos benefícios sociais, uma vez que gera empregos diretos e indiretos como fonte de riqueza social para além dos benefícios que os seus produtos e serviços geram ou podem gerar para os seus utilizadores e/ou clientes, ou a própria empresa e seus acionistas.

Os benefícios gerados podem ou não ser reinvestidos na empresa para garantir o seu crescimento e continuar gerando riquezas, esses benefícios, uma vez satisfeitas às necessidades de seus proprietários e empregados, passarão a serem fontes de renda para a administração pública, socializando-se para contribuir com o desenvolvimento econômico do município, região ou país.

Se a ética estabelece os princípios que definem as ações, a responsabilidade social preocupa-se com as consequências que essas ações empresariais podem ter na sociedade em geral ou em determinados grupos em particular. A organização tem a obrigação de agir com responsabilidade, estudiosos estabelecem quatro critérios para determinar a legitimidade da responsabilidade social: grau de conhecimento do problema, nível de responsabilidade direta da empresa, grau de consenso de todos os grupos sociais e relação com o resultado econômico, mas na prática é difícil fazê-lo tudo de uma vez.

Os defensores da responsabilidade social argumentam que o mercado valoriza a empresa responsável e, no longo prazo, os estoques aumentam de valor. Os defensores da responsabilidade social argumentam que o mercado valoriza a empresa responsável e, no longo prazo, os estoques aumentam de valor.

Trazendo isso para o campo do profissional liberal, Devemos refletir sobre o que é uma profissão, sua responsabilidade social, sua finalidade, como a ética ajuda a cumprir o dever do profissional e, sobretudo, a consciência de que todos profissionais, incluindo é claro os médicos, onde temos uma responsabilidade com a Sociedade, pelo fato de serem profissionais e fazer parte dela.

Existe uma relação estreita e complementar entre ética e responsabilidade social, a primeira pode definir de forma resumida como: a atitude e o comportamento perante um fato específico, enquadrado no moral e correto, e a segunda como: realizando atividades e/ou processos que podem mitigar ou apoiar positivamente o meio ambiente, dito meio ambiente é aquele onde realizamos a exploração de uma atividade econômica, além da própria essência da ética em relação ao papel desempenhado pelo profissional, afinal de contas ele lida diariamente com o bem maior que o cidadão possui que é a própria vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com