TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente Publico Defina Com Base na Doutrina o Termo Agente Público

Por:   •  13/10/2021  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Defina com base na doutrina o termo Agente Público. (apresentar referência bibliográfica ou dispositivo legal)

Pergunta 3

10 pontos

É permitido a fixação por lei de limite de idade para a participação em concurso de admissão a cargo público civil? Justifique apoiando-se os dispositivos constitucionais aplicáveis. (apresentar referência bibliográfica ou dispositivo legal)

na “Súmula n.683 STJ – O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. artigo , inciso XXX, da nossa Carta Magnaquando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido”.

Pergunta 4

15 pontos

Para ocorra a exoneração de servidor em consequência de inabilitação em estágio probatório é requisito necessário a propositura de procedimento administrativo e/ou processo administrativo disciplinar, que garanta a ampla defesa e contraditório? Justifique a sua resposta. (apresentar referência bibliográfica ou dispositivo legal)

Pergunta 5

10 pontos

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 autoriza a investidura em cargo público através de provimento derivado na forma ascensão funcional (transposição)? Justifique a resposta, apresentando o preceito constitucional pertinente (jurisprudência – somente a ementa e link de acesso a mesma).

Pergunta 6

15 pontos

Conforme decisões do STF (Superior Tribunal Federal) responda, tatuagens podem retirar o candidato do certame do concurso público? (apresentar jurisprudência com uma pequena explanação sobre a mesma)

Pergunta 7

10 pontos

Apresente os conceitos de remuneração, vencimento e subsídio com a indicação de dispositivos legais caso exista definição legal.

o termo vencimento, o qual consiste em valor determinado pago pela Administração Pública direta ou indireta e fixado antecipadamente por lei que rege a carreira, ao servidor público, como forma de retribuição pelo exercício de suas funções segundo profere o caput do artigo 40 da Lei n. 8.112/1990.

Pergunta 8

10 pontos

Em que circunstâncias poderão ser acumulados os proventos de aposentadoria com os vencimentos de outro cargo/emprego/função pública? (apresentar referência bibliográfica ou dispositivo legal)

Segundo o artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, é possível cumular desde que corresponda a dois cargos, empregos ou funções com horários compatíveis, cuja soma das duas remunerações não ultrapasse o teto remuneratório previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituição, e que corresponda a dois cargos de professor, ou um de professor e outro técnico ou científico ou, por último, dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde com profissão devidamente regulamentada por lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (633.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com