TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENS PÚBLICOS E RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Por:   •  17/11/2015  •  Artigo  •  6.128 Palavras (25 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 25
  1. Discorra sobre formas de utilização dos Bens Públicos e apresente três exemplos para cada forma de utilização (autorização de uso, permissão e concessão de uso).

Resposta: Bens Públicos são aqueles que agregam o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. Todos os demais são considerados particulares ( os bens pertencentes às empresas públicas e sociedades de economia mista são compreendidos como privados, inclusive em decorrência da previsão constitucional de que as atividades dessas entidades regem-se, quanto ao direito civil e comercial, pelas mesmas regras aplicáveis às empresas privadas).

  1. As formas de uso dos bens públicos são:
  1. uso comum: é em que toda coletividade pode desfrutar sem precisar de autorização estatal. O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou remunerado (art. 103 do CC);

Art. 103. O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem”.

  1. uso especial: Nesse tipo de utilização precisa ser  submetida a regras específicas e consentimento do Estado, podendo ser gratuito ou remunerado. Exemplo: utilização de rodovia com encargo de pedágio;

c) uso compartilhado: quando pessoas jurídicas públicas ou privadas precisam usar bens pertencentes a outras pessoas governamentais. Exemplo: instalação, por Estado -membro, de dutos com fios elétricos sob área pública municipal;

d) O uso exclusivo de bem público tem que ser por pessoa determinada regra de utilização dos bens públicos, sob aspecto geral, como direito de todos a ser exercido em igualdade de condições. Com o uso privativo do bem público garante àquele que recebeu a outorga estatal o direito de usar o bem exclusivamente, afastando demais interessados, sendo sua conferência sempre exigirá título jurídico formal, por meio do qual a Administração irá ditar a formalidade através de seu consentimento, e fixará condições de uso vinculando esse particular a ela.

É o caso, por exemplo, de autorização dada pela prefeitura para realização de quermesse em praça pública. Quando a Administração autoriza, fica excluído o uso do mesmo local por outras pessoas durante o período objeto da autorização. O uso privativo tem quatro  características fundamentais: privatividade, instrumentalidade formal, discricionariedade, precariedade e regime de direito público.

  1.  CONCESSÃO, PERMISSÃO E AUTORIZAÇÃO.

Os principais instrumentos de outorga do uso privativo de bens públicos são:

Autorização de uso de bem público:  Para que a Administração dê sua autorização de uso, esta primeiro deverá fazer uma análise de conveniência e oportunidade, podendo o pedido ser deferido ou indeferido. Exemplos: fechamento de rua para realização de quermesse; autorização para instalação de mesas de bar na calçada; autorização para camelô.  Para que seja feita a autorização, a Administração Pública deverá considerar a finalidade do bem e sua compatibilidade com o uso que se pretende autorizar. A Administração deverá sopesar questões físicas, ambientais, históricas que digam respeito ao bem, visto que é dever do Estado a preservação de seu patrimônio.

Ato de uso precário é aquele ato que poderá ser revogado pela Administração a qualquer tempo, por razões de conveniência e oportunidade, sem gerar para o destinatário da responsabilidade, do ato; direito à indenização. Porém a Administração Pública deverá expor os motivos de retirada de ato que tenha outorgado a autorização de uso. Outro traço característico da autorização é a transitoriedade, ou seja, o uso autorizado é aquele de caráter transitório, adequado para atividades temporárias, tais como instalação de circo, exposições transitórias, canteiros de obras, etc.        Caso o particular responsável pelo empreendimento, pela razão que for, não utilize o bem, não haverá dano ao interesse público.

        O uso pode ser autorizado gratuitamente, pois todo lucro auferido pela utilização do patrimônio público reverte-se em benefício do interesse público. Revertendo-se toda esta arrecadação de valores em benefício da coletividade.

        O uso remunerado. O particular utente pode remunerar a Administração Pública por meio de benfeitorias a serem realizadas no bem. Considere-se o exemplo de um hospital privado que obtém a autorização de uso de bem público para a acomodação de canteiro de obras visando a expansão de suas instalações. A contrapartida, neste caso, poderia ser a construção, no bem, de unidade para abrigar um batalhão do corpo de bombeiros.

        O uso extraordinário. Ao justificar sua autorização, a Administração pública cria uma distinção sobre o uso do bem público entre os administrados. Exemplo: a cobrança de pedágio de todos aqueles que trafegam por uma rodovia pública ou a disciplina de horário para a visita em uma reserva ecológica, imposta a todos, são condicionantes que não retiram do uso comum seu caráter ordinário.

Permissão de uso privativo de bem público:

Celso Antônio Bandeira de Mello define permissão de uso de bem público como o “ato unilateral, precário e discricionário quanto à decisão de outorga, pelo qual se faculta a alguém o uso de um bem público”.

        A unilateralidade não é sinônimo de precariedade, uma vez não cria vinculo de bilateralidade na permissão. O fato de o particular, no pedido de outorga do bem, por exemplo, sugerir alguma condição que possa, eventualmente, ser acolhida pela Administração no termo da permissão não transforma o ato em bilateral.

        O uso de bens públicos a Administração, deve fazer um estudo sobre a política pública, quanto sua aplicação à área onde está inserido o bem ou o setor no qual se encaixa o uso que se pretende. Por exemplo; a permissão de uso para o comércio ambulante não se  apresenta em conformidade com a política que pretenda ampliar acessibilidade para portadores de deficiência física em certos logradouros públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (379.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com