TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COZINHA SUSTENTAVEL

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

ERIKA DA FONSECA

MARIA LUCIA RODRIGUES DE MACEDO

COZINHA SUSTENTÁVEL

Trabalho destinado à avaliação do TIID De matéria complementar do Centro Universitário Capital/UNIESP.

São Paulo – SP

UNICAPITAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................3

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.....................................4

DESPERDICIO DE ALIMENTOS...............................................................5

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS...............................................6

COZINHA SUSTENTÁVEL........................................................................7

EXEMPLOS DE RECEITAS SUSTENTÁVEIS.........................................8

CRIAÇÃO DA COZINHA SUSTENTÁVEL..............................................9

CONCLUSÃO.............................................................................................11

INTRODUÇÃO

Apresento através desse trabalho um projeto sustentável direcionado a mulheres vítimas de agressões domésticas que são vitimas não somente dos seus agressores, mas da sociedade em geral, pois grande parte dessas mulheres tem baixa escolaridade e poucas opções de subsistência que seria um grande passo para que elas pudessem deixar o cenário deplorável de violência, humilhação e exclusão social a qual são submetidas e terem acesso a um trabalho que lhes trariam não somente lucros financeiros, mas também a volta de sua dignidade e sua inclusão social.

Esse trabalho não tem somente como objetivo trazer de volta a dignidade e a inclusão social das mulheres vítimas de agressão, mas conscientizar as pessoas sobre o grave problema de desperdício de alimentos e a alimentação inadequada das pessoas que estão tendo graves problemas de saúde decorrentes da má alimentação.

Milhões de toneladas de alimentos são descartados todos os anos por falta de preparo e informação que trazem a conseqüência desse cenário de descaso são milhões de pessoas que morrem todos os anos vítimas da desnutrição.

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O conceito de cidadania usado para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.

Contudo no que se diz respeito à cidadania sobre as mulheres que constantemente vem sendo vítima de agressão doméstica, tendo como seu principal agressor a pessoa que acreditava estar ao seu lado para que cuidasse e a protegesse. O cenário dessa agressão gratuita envolve motivos fúteis (discussões, machismo, alcoolismo ou drogas) que leva a vítima desde humilhação até a morte.

As mulheres acabam sendo vítimas constantes e não tendo meios de sair desse círculo vicioso que não tem fim, pois a sociedade se abstém dessa situação muitas vezes tendo conhecimento da agressão ou até presenciando o fato, porém nada faz. Tem medo de denunciar, pois sabe que o Estado não tem meios eficientes de protegê-la do seu agressor, além do que ela passa a não ter como sair dessa situação, pois não tem meios de se sustentar sozinha ou sua família.

A viabilidade de um projeto onde se estabelece parâmetros de subsistência para essas mulheres traria um conceito não apenas de incluir essa mulher no mercado de trabalho, trazendo de volta a dignidade perdida, a oportunidade de apreender uma nova profissão, mas a responsabilidade social de se criar uma cooperativa que servia de exemplo para as pessoas na mesma situação e na sociedade em geral. Além de conscientizar a população do grave problema de desperdício de alimentos e dá má alimentação.

DESPERDICIO DE ALIMENTOS

A desproporção entre a oferta de alimentos e o crescimento da população no Brasil é um problema atual agravado com o desperdício cada vez maior de alimentos, não somente o alimento que muitas vezes nem chega às mãos do consumidor final, mas o alimento que não é utilizado em sua totalidade, parte dele é descartado devido à falta de informação das pessoas sobre a utilização dessas partes de alimentos.

O Brasil produz cerca de 17,7 milhões de toneladas/ano de alimentos frescos, sendo que a perda dessa soma é de 5,3 milhões de toneladas/ano, ou seja, cerca de 30% desses alimentos são desperdiçados o que agrave a cada ano o problema de desnutrição no Brasil.

A fome assombra não somente o Brasil, mas o mundo inteiro e o desperdício de alimentos dão-se inicio no campo seguindo no transporte, no armazenamento e na venda esses alimentos. Porém mesmo que esse problema fosse solucionado através da melhor formação dos profissionais que cultivam e os que são responsáveis pelo transporte, armazenamento e comércio desses alimentos são de suma importância uma forte campanha de conscientização da população sobre o melhor aproveitamento desses alimentos, não somente como a diminuição do desperdício, mas como a melhoria na alimentação da população, como resultado cerca de 870 milhões de pessoas no mundo inteiro estariam padecendo de fome atualmente.

Além do desperdício do próprio alimento em si, não podemos esquecer as conseqüências ambientais que isso resulta, como a água, terra e fertilizantes que são utilizados de forma inútil, pois a produção do mesmo não teve a sua função social, o alimento se perdeu e com isso a sua decomposição causou um problema ainda maior ao meio ambiente, sem oxigênio transmitindo um potente gás nocivo o metano.

As conseqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com