TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer um Resumo Expandido

Por:   •  22/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Como fazer um Resumo Expandido

É um modelo descritivo.

Primeiros passos para organizar as idéias, escrevendo...

(Podem ler um livro muito legal a respeito disto: "Escrever é preciso...", de Mário Osório Marques. Consta de nossa bibliografia)

Mãos à obra...

RESUMO EXPANDIDO (espaço simples, fonte 12, Times New Roman)

Título (mesmo que provisório. Depois podem mudar. Nem pensar em dar como título.: Trabalho de Didática, heim!? O título precisa fazer referência ao conteúdo e ser atrativo.)

No nosso caso, que é uma pesquisa dentro de outra pesquisa, o título será:

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE.... : + o problema identificado por vocês.

Nome dos autores: sobrenome em maiúsculo, seguido das iniciais dos primeiros nomes. Cada nome deve conter nota de rodapé, indicando curso, instituição, e-mail.

Área de estudo: refere-se à área de estudo que escolheram para analisar o problema. Ou à área disponível no evento, para onde enviarão o resumo, que mais se adequar ao estudo de seu resumo.

Palavras-chave (termos mais importantes entre as idéias que quer reunir a respeito do problema e/ou da resolução. Máximo 4)

Introdução: descreva o que levou a escolher este assunto. Por que ele é importante e merece atenção. Se já realiza estudo a respeito, onde, com quem e a quanto tempo. Isto é, qual é o contexto: espaço, tempo e sujeitos envolvidos. Relatar o tema e as questões norteadoras dadas pela por Virginia, ainda sem as respostas.

O problema: descreva-o em um parágrafo no máximo, com objetividade. Indo direto ao ponto. No caso de uma pesquisa coletiva o problema, cujo o tema foi dado (A importância da EA no ensino de...), cada resumo relatará o que os autores identificaram a respeito deste tema.

Fundamentação teórica: informações e argumentos, científicos, comReferência, a respeito dos conceitos envolvidos para descrever, denunciar e validar a existência do problema. Aqui você precisa de obras e autores de referência da área, pesquisas já realizadas e propostas de resolução já testadas, etc. Cada um irá aprofundar como puder. A qualidade deste item será dada pelo esforço e condições de cada um. Lembre-se de que este item não pode ocupar todo o resumo. É preciso sintetizar e mostrar o que é mais importante fundamentar, focando o problema. Informações periféricas em excesso, que desencaminham as idéias centrais, podem levar à falta de objetividade. Isto é, podem distanciar dosobjetivos da pesquisa.

Objetivos: definir aqui no mínimo 3 objetivos gerais (os específicos ficam para depois) que digam respeito a descobrir coisas (quais?) a respeito do problema identificado, a propor soluções e a contribuir para o debate a respeito do mesmo.

Metodologia: Definir se estes procedimentos pendem mais para a Pesquisa Qualitativa ou para a Quantitativa e qual o (os) autor (es) que sustentam esta escolha. Definir quais procedimentos utilizou para chegar a estas idéias e quais pretende utilizar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com