TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçao da psicanalise

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano, está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes, descrevendo mudanças qualitativas.

A psicanalise atua na aviação desde a seleção de pilotos na segunda guerra mundial. Busca respostas no fato de o erro humano ser a causa da maior parte dos acidentes aeronáuticos

INSTINTO DE VIDA X MORTE

Freud falou que todos nós carregamos instintos opostos: um de vida e um de morte. O instinto de vida é bem acolhido como parte da nossa ê boa natureza estragada pela cultura, é símbolo de construção. O instinto de morte, geralmente ligado a um monstro que aqui ali surge no ser humano, é um inimigo oculto dentro de nós, fazendo com que nos sejamos causador de guerra, assassinos serial, politico predador. É o exemplo de destruição.

Um exemplo disso é o acidente da Germanwings, em que o copiloto trancou o comandante fora da cabine e jogou o avião no chão matando todos a bordo. Instinto de vida seria o comandante tentando arrombar a porta para entrar e salvar todos, e de morte o copiloto se suicidar, jogando o avião no chão em um ato terrorista.  

CRITICAS A PSICANALISE

As criticas mais comum contra a psicanalise: que é uma ciência judaica; e que não seria uma ciência porque apenas ela se explica. A psicanalise não é uma ciência natural e sim humana. Ela possui um objeto de estudo delimitado, um método, técnicas de trabalho e uma comunidade cientifica de estudos produzindo o conhecimento.

Outro ponto de critica da psicanalise, esta relacionado com um dos seus objetos de estudo: os sonhos. Vemos em banca de jornal, revistas, interpretações do sonho, a que não tem nada haver com a psicanalise, que para interpretar sonhos é preciso percorrer um longo processo analítico.

Além de tudo isso os psicanalistas se isolam e não respondem as criticas que recebem.  Também existe a falta de esforço por parte dos psicanalistas para regulamentar a profissão, com total ausência de fiscalização.

PSICANÁLISE COMO MÉTODO DE TRATAMENTO

Análise dos sonhos.

O que é o sonho? O sonho é a realização dos desejos reprimidos quando o homem esta consciente. Quando o homem dorme a consciência desliga-se parcialmente para que o inconsciente entre em atividade produzindo o sonho, os desejos reprimidos são realizados.

A analise dos sonhos é dividida em dois conteúdo, conteúdo latente e o conteúdo manifesto.

Conteúdo latente do sonho é o verdadeiro sonho, é  inconsciente, é algo semelhante ao impulso.

Conteúdo manifesto é o consciente, é uma fantasia que simboliza desejo, é o que você queria que acontecesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com