TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cras de almadina

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

. A pesquisa se baseia entre famílias que são usuárias do CRAS de Almadina Bahia, que enfrentam o alcoolismo na família. Sendo que a opção pela instituição  está voltada em atender famílias usuárias cadastradas  no CRAS.  Tendo como objetivo central atender famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.  Entretanto, a escolha por este estestabelecimento se deu por se tratar de famílias usuárias do CRAS que confrontar-se com um índice de famílias que enfrentam o alcoolismo. Diante destas constatações sustentou-se a pesquisa no objetivo principal de Investigar os impactos causados pela prática constante do consumo do álcool bem como as sequelas vivenciadas por suas referentes famílias, identificando os problemas sociais entre os usuários cadastrados no CRAS. Detectando os fatores que contribui para a elevação do consumo de bebidas alcoólicas entre os usuários.  Averiguando a influencia da mídia como agente propulsor de incentivo a bebida alcoólica. Além de ser uma questão de ordem social, suas consequências é vistas também como uma questão de saúde pública. Esta situação, abrange  um grave problema de saúde pública, não admite soluções apenas no campo da saúde, mas sim deve envolver uma abordagem amplamente intersetorial, que trate dos problemas da violência urbana, das injustiças sociais, das graves desigualdades de acesso à educação, ao trabalho, ao lazer e à cultura (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1989)

 Observa-se através destas informações que  frutos do projeto de pesquisa, o consumo de bebidas alcoólicas evidencia o comprometimento da saúde física e psicológica do indivíduo, trazendo consequências futuras para o alcoolista. Desta forma surgiu o desejo e necessidade de investigar através do projeto de pesquisa  esta realidade enfrentada por muitas famílias usuárias do CRAS de Almadina BA. Com  finalidade de intervir neste processo encontrando formas de resgatar os valores e recuperar a reinserção social destes usuários.

SUDBRACK (2006) assegura que o trabalho de prevenção do uso de drogas evoluiu da repressão ao usuário e do amedrontamento da população para um novo enfoque, voltado para a educação e para a saúde, centrado na valorização da vida e na participação da comunidade. A partir do conhecimento adquirido com este estudo serão sugeridas ações voltadas para a prevenção do uso de álcool e sucessivamente as consequências causadas pelo mesmo, fortalecendo os fatores protetores emotivando estes usuários a serem os seus próprios agentes de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com