TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Introdução à Economia

Por:   •  6/11/2019  •  Seminário  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE CESUSC Curso de Direito Noturno Florianópolis - SC

Disciplina: Introdução à Economia  (6a feira)                                                                                      Professor: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Florianópolis, 09/08/2019

Quanto mais nós consumimos maior vai ser minha satisfação, felicidade, utilidade.

Sociedade de consumo.

As empresas são maximizadoras de lucro.

Estado: regulação econômica, incentivo para as pessoas consumirem e as empresas produzirem, intervém na atividade econômica, podendo estimular o crescimento econômico ou diminuir. Têm uma participação muito grande na economia.

A sociedade tem de encontrar o justo equilíbrio entre a disciplina do mercado e à generosidade do estado-providência. Ao usar a cabeça fria para informar os nossos corações ardentes, a ciência econômica pode desempenhar o seu papel no alcance de uma sociedade próspera e justa.

Fazer com que à sociedade, empresas e estado trabalhem juntos e de forma justa.

No mercado existem produtos, produtos precisam de bens, ou seja um bem/coisas materiais (que podemos levar pra casa), e serviços, coisas que têm valor mas são intangíveis, (coisas úteis).

Bens econômicos: precisam ser úteis, são escassos e possuem usos alternativos (exemplo com um celular posso ver filme, navegar na internet, tirar fotos; com um caderno posso ler, escrever, desenhar; com uma nota de 100 posso comer, ir ao cinema, pegar um ônibus).

Bens livres: não requerem tempo e esforço (pagamento) para a sua aquisição. Exemplo:

Cuidado redes sociais, internet, não são gratuitas quando nos cadastramos pagamos eles com nossos dados. Ar também não é livro, exemplo você vai para são paulo volta de lá e precisa tomar remédios, ir ao médico, fica com rinite, doente. A luz solar também não, porque precisamos transformar ela para ter uma utilidade para nós. É muito difícil existir um bem livre.

Atualmente, no eua, a maioria das decisões é tomada no mercado. Mas o governo desempenha um papel importante a supervisão do funcionamento do mercado; o governo legisla a regulamentação da atividade econômica, proporciona serviços de educação e de policiamento e controle à poluição. Atualmente, a maior parte das sociedades funciona em uma economia mista

Economias mistas vão combinar estado + mercado

Todas economias do mundo são economias mistas. Não têm nenhuma economia que seja 100% estatizada e nem uma economia liberal, 100% livre (mercado) sem int. estatal.

Objetivo da ciência econômica: ajudar na criação de uma sociedade mais, justa mais próspera. Fazer à gestão de recursos, satisfazer as necessidades humanas que crescem cada vez mais enquanto os recursos ficam cada vez mais escassos, e ainda mesmo os recursos sendo escassos existe o desperdício de recursos, entre os recursos e a satisfação existe a ciência economia. Necessidade de saber gerir corretamente os recursos.

O problema central da economia é a escassez.

Elementos chaves do conceito de economia  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com