TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Direito de Familía - Tutela

Por:   •  27/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS – CEJURPS

CURSO DE DIREITO

DIREITO CIVIL (FAMÍLIA)

PROFESSORA CLÁUDIA REGINA ALTHOFF FIGUEIREDO

 

FICHA DESTAQUE/REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA

1 NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO: Gabriele de Araújo Cardoso, Carlos Miguel

2 OBRA EM FICHAMENTO: DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Direito de Família. 22 ed.

3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: ESTUDOS SOBRE TUTELA

4 DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:

4.1 Conceito

“ A tutela é instituto de caráter assistencial, que tem por escopo substituir o poder familiar. Protege o menor não emancipado e seus bens, se seus pais faleceram, foram declarados ausentes, suspensos ou destituídos do poder familiar dando-lhe assistência e representação na órbita jurídica...” (Página 580, item A).

A tutela é um meio pelo qual o Estado visa garantir a segurança jurídica e toda a assistência para o menor que não a tem mais por diversos motivos (citados no destaque). Ela presta um tipo de “serviço” que seria supletivo para com o poder familiar.

“ O tutor, sob inspeção judicial, deverá reger a pessoa do pupilo ou tutelado, assistindo-o ou representando-o; velar por ele; dirigindo sua educação; defendê-lo; prestar-lhe alimentos e administrar seus bens, sendo que alguns atos administrativos ficarão na dependência de autorização do Juiz.” (Página 581, item A).

O tutor sendo responsável pelo bens estar do menor, e por garantir as devidas necessidades emocionais e financeiras, ainda assim, necessita “prestar contas” para com o Juiz, garantindo um segurança maior para o tutelado. O tutor recebe um tipo de ônus público, que o Estado impões para defender os menos favorecidos (nesse caso, órfãos).

4.2 Espécies

“ Tutela testamentária é a que se institui em virtude de nomeação de tutor aos menores, por ato de última vontade....pelo pai ou pela mão, desde que tenham o poder famíliar...” (Página 581, item B).

Essa espécie de tutela, para garantir a segurança jurídica, precisa seguir alguns quesitos (escritura pública ou instrumento particular, porém este necessita ter firma reconhecida). Ela auxilia os menores que perderam seus pais (ou a pessoa na qual se encontrava com o poder famíliar).

“Dispõe o artigo 1.733, § 1°, do C.C. que aos irmãos órfãos se-á um só tutor...” (Página 583, item B)

Esse dispositivo visa garantir a união familiar que já está abalada com a morte dos responsáveis do menor.

“Tutela legítima....é a deferida pela lei ouvindo-se, se possível, o menor, aos seus parentes consanguíneos, quando inexistir tutor designado, por ato de ultima vontade, pelos pais...” (Página 583, item B).

O artigo 1.731, I e II do C.C. estabelece a ordem para denominar quem será o tutor. Porém, o Juiz pode alterar essa ordem, visando garantir maior comodidade e benefícios ao menor.

“Tutela dativa é oriundo da decisão judicial, pois na falta de tutor testamentário ou legitimo...., o Juiz do local onde o menor vivia com seus pais – ou do inventário... nomeia tutor ao menor, conforme prescreve o C.C., no seu artigo 1.732, I, II e III.” (Página 584, item B).

Essa nomeação recai em pessoa estranha, porém, com condições de assumir a responsabilidade. A tutela dativa é possível, mesmo que os pais estiverem vivos, porém decaídos do poder familiar.

“Tutela irregular é aquela na qual não há propriamente uma nomeação, na forma legal...” (Página 585, item B).

 Essa tutela não gera efeitos jurídicos, não sendo relevante aos efeitos legais.

4.3 IMPEDIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA TUTELA

“Não poderão ser tutores e serão exonerados da tutela, se a exercerem, segundo o C.C., artigo 1735, I a IV.” (Página 585, item C).

O artigo citado acima, elenca as pessoas proibidas de exercer a tutela, para garantir segurança ao menor.  Se houver qualquer obstáculo citado no artigo 1.735, o tutor deve ser exonerado do cargo.

4.4 ESCUSAS OU DISPENSA DOS TUTORES 

“Sendo a tutela um mumus públicos, é evidente o seu caráter obrigatório; ninguém pode ela fugir, devido a impossibilidade de recusar a nomeação e de renunciar a função. Entretanto sua obrigatoriedade não é absoluta; há casos, taxativamente previstos em lei, que autorizam a escusa do serviço tutelar, assistindo ao tutor  o direito de pedir dispensa”. (Página 587, item B).

O artigo 1.736, I a VII, do Código Civil, elenca as pessoas que podem escusar-se da tutela. Cada inciso deste artigo tem uma fundamentação sobre quais motivos o tutor pode facultar o exercício de tutela.

“O pedido de dispensa deverá ser feito no prazo decadencial de 10 dias (C.C., artigo 1738), após a designação do nomeado, sob pena de caducidade, entendo-se que renunciou ao direito de alega-la.” (Página 588, item D).

Esse pedido escusatório precisa ter fundamentação legal, e o Juiz decide o pedido de recusa, de plano. Se isso não ocorrer, o escusante poderá pedir judicialmente a escusa.

4.5 GARANTIA DA TUTELA

“A lei, com o intuito de assegurar a boa administração dos bens do menor sob tutela e a devolução da renda e desses bens ao término do ofício tutelar (CC, art. 1745, e CPC, art. 1.188) requer que os bens do menor sejam entregues ao tutor, mediante termo especificado deles e de seus valores...” (Página 589, item E).

Visando garantir o patrimônio do menor, o CC estabelece condições especificas para essa função. Se houver prejuízo ao menor sob tutela, o tutor será responsável por indenização das perdas e danos, e se o tutor não tiver patrimônio suficiente para isso, o Magistrado responderá subsidiariamente.

4.6 EXERCÍCIO DA TUTELA

“O tutor não é, no direito brasileiro, o único órgão ativo da tutela, uma vez que reconhece a figura do protutor (CC, arts. 1.742 e 1.752, §1°), que constitui um órgão complementar, nomeado pelo magistrado para fiscalização dos atos do tutor, mediante gratificação módica arbitrada judicialmente...” (Página 590, item F).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com