TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBET - Seminario I

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  3.069 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

Seminário I

DIREITO TRIBUTÁRIO E O CONCEITO DE “TRIBUTO”

Questões

  1. Que é Direito? Há diferença entre direito positivo e Ciência do Direito? Explique.

R: Embora tema ainda recoberto de grandes discussões doutrinárias, entendo a definição de Direito de forma mais alinhada com a teoria do positivismo jurídico, ou seja, um conjunto de normas válidas, gerais e abstratas elaboradas por detentores do poder de disciplinar a vida em uma determinada sociedade.

  Para essa teoria, o Direito representa regras postas, podendo ser coativamente impostas sendo que uma norma é jurídica apenas se cumpre os requisitos procedimentais previstos no sistema normativo vigente.

  Para Kelsen, direito é “um conjunto de regras que possui o tipo de unidade que entendemos por sistema".[1]

        O Direito positivo, tem natureza deontológica, sendo composto de enunciados prescritivos, ao contrário da Ciência do Direito que tem lógica deôntica, de enunciados descritivos.

        A Ciência do Direito, se incumbe de evidenciar e descrever a forma como as normas positivadas se relacionam entre si e com as situações, pessoas, sociedades. Tem como objeto de estudo as normas, suas ordenações, sistemas, suas lógicas, etc.

   Assim, temos que o direito positivo é prescritivo e imperativo, disciplinando comportamento enquanto a Ciência do Direito visa estudar a linguagem descritiva, a relação entre texto prescritivo e conduta.

  1. Que é norma jurídica? Há que se falar em norma jurídica sem sanção? Justifique.

R: Norma jurídica é o entendimento, a percepção feita de um texto positivo, conforme Paulo de Barros: “A norma jurídica é a significação que obtemos a partir da leitura dos textos do direito positivo. Trata-se de algo que se produz em nossa mente, como resultado da percepção do mundo exterior, captado pelos sentidos” [2]

   A sanção não integra a estrutura da norma jurídica, que é composta de suporte físico, significado e significação. Sendo assim, podemos encontrar normas sem sanção lembrando que a consequência jurídica, por outro lado, é obrigatória.

  1. Há diferença entre documento normativo, enunciado prescritivo, proposição e norma jurídica? Explique.

R: Sim, existem diferenças: o documento normativo é a forma como a norma se apresentas, com um suporte físico do direito positivo, enquanto o enunciado prescritivo é o texto em que é expresso o direito ou dever, ou seja, a prescrição de fatos/eventos sociais possíveis que o legislador irá atribuir uma consequência jurídica.

   A proposição é a conclusão, a interpretação de um enunciado jurídico, construindo significados a partir dos textos. A norma jurídica, por fim, é a consequência da leitura do direito positivo, tem um elemento subjetivo onde cada um atribuirá sua análise baseada em questões individuais.

        É a norma jurídica que faz a relação entre os elementos acima, haja vista que, um documento normativo, que contenha enunciado prescritivo de uma situação jurídica e que lhe atribua consequência, ao ser objeto de interpretação forma proposições.  

  1. Que é tributo (vide anexo I)? Com base na sua definição de tributo, quais dessas hipóteses são consideradas tributos? Fundamente sua resposta: (i) seguro obrigatório de veículos; (ii) multa decorrente de atraso no IPTU; (iii) FGTS (vide anexos II e III e IV); (iv) aluguel de imóvel público; (v) prestação de serviço eleitoral; (vi) imposto sobre a renda auferida por meio de atividade ilícita (ex. contrabando); (vii) tributo instituído por meio de decreto (inconstitucional – vide anexo V).

R: Determina no CTN, em seu artigo 3º que tributo é “toda prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Partiremos dessa definição para análise dos itens seguintes.

  1. Seguro obrigatório de veículos – entendo como tributo porque atinge os requisitos elencados no CTN;
  2. Multa decorrente de atraso de IPTU – Não é tributo por ser consequência de um ato ilícito;
  3. FGTS – entendo que não tem natureza tributária e sim trabalhista, inclusive, o Estado, após realizado o recolhimento não atrai para si os valores permanecendo sob titularidade do contribuinte apenas sob tutela do Estado em prol da coletividade;
  4. Aluguel de Imóvel Público – não é compulsório nem instituído por lei, afastando definição de tributo;
  5. Prestação de serviço eleitoral – não é prestação pecuniária nem expresso em moeda. Não é tributo;
  6. Imposto sobre a renda auferida por meio de atividade ilícita – deve-se aqui distinguir que a origem da renda para fins de incidência do imposto de renda é irrelevante. O fato gerador do imposto sobre a renda, auferir renda, não analisa a natureza desta;
  7. Tributo instituído por meio de decreto – diante de sua inconstitucionalidade, altera-se a natureza da prestação pecuniária de tributo para indébito com o Poder Público.

5.        Que é direito tributário? Sob as luzes da matéria estudada, efetuar crítica à seguinte sentença: “Direito tributário é o ramo do Direito público positivo que estuda as relações jurídicas entre o Fisco e os contribuintes, concernentes à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos”, e propor definição para “direito tributário”.

R: Direito tributário é ramo autônomo do Direito que tem como objeto o estudo das matérias tributárias. É o conjunto de normas que regula as atividades entre os entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) e os contribuintes. Trata da arrecadação e fiscalização dos tributos.

 

6.        Dada a seguinte lei (exemplo fictício):

Prefeitura Municipal de Caxias, Lei Municipal n. 2.809, de 10/10/2011

Art. 1º Esta taxa de controle de obras tem como fato gerador a prestação de serviço de conservação de imóveis, por empresa ou profissional autônomo, no território municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com